Em tempo...

Me parece que a maior crise da atualidade é a escassez de tempo! O tempo está minguando... Mas onde foi parar afinal? Está escondido no trânsito? Na má organização pessoal? Ou disfarçando a preguiça? Seja como for, eu também sofro deste mal - agravado pelos multiplos papéis que desempenho - tenho visto os anos passarem sem que o desejado 'tempo' fique mais disponível! Este blog é um desafio pessoal, pretendo imprimi-lo para compartilhar com minha filha qdo esta crescer - espero q ela tenha mais habilidade que eu para gerenciar sua vida profissional, academica e as demandas dos meus netinhos :D


quinta-feira, 31 de março de 2011

Princesas revisitadas…!

Que delicia foi assistir  ‘A princesa e o sapo’…fazia muitos anos q eu nao tinha razao pra ver filmes de princesas da Disney…tanto q nunca assisti a pequena sereia, pocahontas, enfim…os filmes de princesas q foram lançados nas ultimas duas decadas.

Qdo eu era criança, princesa era Branca de Neve, Cinderela…Bela Adormecida e acabava por aí. Nem me lembro de ter assistido algum filme sobre a Bela e a Fera por exemplo. Mas agora minha pqna entrou na fase das princesas, como a maioria das maeninas de 3 a 4 anos…nem liga mais pro ursinho pooh, muito menos pro julio (cocoricó). É nítido como ela ‘cresceu’ pq agora sua paixao é naquilo onde pode se identificar, copiar, imitar, se expressar.

TianaEntao descobrimos a Tiana. Qdo a levei para ver no cinema nem ligou muito…mas meses depois ao ver em casa um DVD ficou enlouquecida. Eu tenho certeza de q assistimos pelo menos umas 60 vezes este filme. Decorei as musicas (q sao muito gostosas alias!) e os textos rss. O q me chamou atençao na Tiana? Bem, todo mundo sabe q ela é a primeira princesa negra da Disney…mas a modernizaçao do contexto da historia é q realmente dá o toque! A Tiana TRABALHA!!! (OK! isso tb joga escada abaixo o nosso conceito de conto de fadas rssss). Ela tem planos, tem objetivos, ela canta…é linda e tb se casará com um principe no final – mas q ela tem consciencia q tem ‘defeitos’, afinal o conheceu como ‘sapo’ rss…e ela nao passa o filme todo limpando a casa pra alguma bruxa malvada, aliás nesta historia existe é um ‘bruxo malvado’- nada de colocar as pobres madrastas no papel de invejosas e sádicas, principalmente num mundo onde o numero de divorcios é alto e as madrastas nao sao mais apenas inseridas na vida de familias onde a mae morreu…q era o caso da Branca de Neve e da Cinderela.

A ambiçao do bruxo é o ‘dindin’ e nao beleza nem titulos. A historia mantem seu teor fanstasioso mais pelo desprendimento da amiga da Tiana (a Charlote)  q pelo fato dela e do principe haverem se transformados em sapos rsss.

minha branca de neveMas tudo isso pra chegar na Branca de Neve…de novo! Depois de ver a Tiana tantas vezes, e a paixao da peqna pelas fantasias de princesas, pensei q seria legal q ela visse e conhecesse a historia destes filmes classicos. Eu me lembrava no entanto do audio do filme mais q das imagens. Lembrava das musicas e do jeito choroso q a Branca de Neve cantava como em operas rssss – ahhh bem melhor ouvir as musicas alegrinhas da Nova Orleans da Tiana rs. Bem, comprei o filme numa promoçao e assiti bem pertinho da gatinha, ate pq me lembro q meses atras ele havia passado na tv e ela ficou impressionada com a risada da bruxa rs. Isso faz uns dois meses, a esta altura eu já assisti a Branca de Neve mais vezes q toda a minha turminha da infancia reunida (onde a gente ia ao cinema uma vez por ano e rezava pra Globo passar os filme aos domingos na hora do almoco rsss).

A gatinha coloca a fantasia e depois pede pra por o filme, ai deita no chao com uma maçã…faz toda uma encenaçao rsss. Fui pesquisar um pouco mais e fiquei muito impressionada com a historia do classico branca de neve (1937) do empenho de Disney para produzi-lo, da descrença da critica na epoca…considerando q o filme foi feito no final da decada de 30 (!!!), obviamente q tudo faz muito sentido…o ‘look’ e o estilo musical…mas o surpreendente é ver q ele continua encantando e causando impacto em crianças ate hoje! Diferentemente de desenhos antigos q as vezes sao tao ‘toscos’ q nao prendem a atençao das crianças já tao acostumadas a desenhos com efeitos, massinhas animadas, 2D, 3D etc…o q conquista aqui nao é apenas a historia, mas os contrastes tao bem preservados entre o bem e o mal, as cançoes faceis de se aprender e a simplicidade cativante. hedy lamarr & branca de neve

E uma curiosidade – qdo pesquisei sobre o filme, descobri q Walt Disney se baseou numa atriz famosa e tida como das mais lindas em seu tempo – Hedy Lamarr.

E nao é mesmo que a inspiraçao mostrou-se bem visivel?

Bem…na descobri q muitos dos titulos da Disney estao fora de catalogo…queria comprar Cinderela pra nossa coleção de princesas e nao consegui, mas minha irma vai empresar a ‘versao de avaliaçao’ dela rsss…e se a pqna se apaixonar, compro de um dos malucos q estao vendendo no Mercado Livre suas raridades (entre 100 e 180 reais!!!)…maluco é quem paga né? Mas podendo…o q nao fazemos pelo sorrisinho das nossas princesas Alegre

Agora, ‘de volta pra batalha!’ (by Charlote rsss) bjs!