Boa parte das minhas horas da noite, nos ultimos meses antes de mudar para a casa nova era dedicada a navegar em sites de arquitetura, decoraçao, ideias para planejamento de espaços, e outros similares.
Encontrei coisas preciosas em blogs, de pessoas generosas q publicavam informaçoes detalhadas sobre as obras q estavam realizando, coisas q eu nem sabia q existiam foram tornando-se parte dos meus projetos pouco a pouco.
Agora q finalmente terminei praticamente a maior parte da casa, resolvi preparar umas fotos de antes e depois, ou melhor dizendo, da evoluçao do ambiente – e ai achei q seria muito util para outras pessoas q assim como eu, estao na fase do planejamento de seus espaços – compartilhar os resultados. Hoje selecionei o quartinho da minha filhota para dividir aqui. Entao, se vc tb eu esta pesquisando o q fazer com toooodo aquele espaço minusculo do quarto da criança, talvez vc se interesse pelo post!
Bem…falando em espaço de menos: este é o menor quarto da casa, ele tem 2,58 de largura por 3,31 de comprimento. Com uma janela gigante ao fundo (que é anti-ruido), carpete de madeira e ar condicionado – mais nada. Tirei as fotos abaixo no primeiro dia em q trouxe minha filhota para conhecer o apartamento.
Eu olhava para o quarto e pensava…meu deus, terei q fazer milagre pra caber tudo aqui…mas eu sabia q queria uma cama suspensa, que permitisse usar o espaço debaixo para brincar…entao, esta era a minha ideia original…o resto, foi crescendo com a pesquisa que fiz. Vale dizer q minha vida é uma loucura e eu TENTEI muito conseguir um arquiteto interessado em pegar o trabalho em dezembro…mas todos estavam com a vida ganha e dispostos a me atender apenas após 15 de janeiro. Bem…eu nao tinha tempo pra esperar e depois de tentar tres profissionais indisponiveis, resolvi juntar minhas revistas e fazer eu mesma o projeto…
Tive ajuda de um excelente empreiteiro na realizaçao da obra, e contei com uma projetista cheia de boa vontade numa loja de planejados (rudinick). Nem tudo saiu exatamente como eu esperava mas depois de um pouco de stress, o quartinho ficou lindo! Abaixo, na primeira fase, apenas ganhando cor, gesso e sanca para embutir a persiana.
Quando começamos a fase de montagem dos móveis, eu vi o qto foi complexo o meu pedido para uma loja que trabalha com modulos pre-definidos, diferentemente da marcenaria 100% customizada. Alem da estrutura do beliche – que no meu caso, usava apenas a parte de cima, pedi uma escada de gavetões, todos excelentes para guardar os brinquedos e tranqueiras. Tb colocamos um armario pqno no espaço q sobrou atras dos degraus.
Na parede da cama, coloquei papel de parede branco com florezinhas rosas – foi
dificil convencer minha filha a escolher algo suave, mas consegui
Na foto abaixo da pra ver o papel recem instalado, ainda com a cola secando – ele fica todo manchado por uns dois dias e depois como mágica: perfeito!
Apesar da iluminaçao embaixo da cama, tambem colocamos luzes de led em cima da cama também e luminária no centro do quarto. Adoro ter opçao de diferentes tipos de iluminaçao, as vezes é melhor pecar pelo excesso q querer fazer a parte eletrica de novo.
O chao de madeira é muito pratico, mas eu queria algo mais aconchegante e, para aquecer o quarto, coloquei um carpete anti-tudo (acaro, fungo, sujeira, rsrsrs) q tb é removível – eles cortam no ambiente, sob medida no local e fazem os recortes necessarios, depois levam pra fazer o acabamento. Se no verao eu quiser retirar, é só enrolar e o piso de madeira estará lá intacto. Outra coisa q amei foi a persiana branca rollete – ela é lavavel!!!
Ah sim, da pra ver a camera no teto? pois é…nem sou maniaca por controle (só que nao! rsrsrs), e de qq forma, acabei de trocar de empregada/babá
Na parede oposta existe um guarda roupa de duas portas – q pode ser visto na foto acima, e na lateral dele, que fica de frente pra quem entra no quarto, um espelho até o teto – isso transformou o quarto! Este guarda roupa é adequado para a idade dela hoje, sei q qdo estiver maior, nao será suficiente – mas na pre-adolescencia ela vai acabar saindo deste quarto pra suite ao lado. Pra decorar esta parede em frente a cama de forma leve, um varalzinho com os desenhos mais bonitos
Ainda na estrutura do quarto, eu inclui um outro armario pqno proximo a janela e prateleiras na parte superior – aproveitando a parede de ponta a ponta. Detalhe: o canto q tenho da janela pra parede tem apenas 30 cm na parte de cima por conta do tamanho da janela anti-ruido, nao dava pra usar aquele espaço pra fazer algo ate em cima e eu nao queria tapar muito a iluminaçao natural
…
Pra aproveitar todos os espaços acredito na receita de usar bem as paredes: e aí as prateleiras sao perfeitas! E nao é q ficaram bonitinhas pra colocar os brinquedos, badulaques e a paixao da filhota por hello kitties?
A ultima coisa de todas – e a q me deu mais trabalho, foi a estrutura de proteçao. Eu nao conseguia achar um bendito serralheiro com boa vontade pra fazer o trabalho. No final, meu empreiteiro (q cobra caro, mas tem sempre boa vontade) foi quem me ajudou – fizemos a estrutura sob medida pra poder ser fixada no teto e na cama, sem ter q ir até a laje (pra por a rede direto eu teria q rasgar o teto de gesso pra fixar na laje), foi pintada de branco e mandei instalar a rede na estrutura. O resultado ficou show – seguro, aconchegante e minha filha AMA o quartinho
O quarto ganhou por fim, uma porta camarao com recortes de lua e estrela, pra deixar a luminisidade do corredor entrar – e claro, ganhar espaço! Eu sinceramente acho q conseguimos fazer o ‘milagre’ da multiplicacao do espaço aqui E pra uma publicitária – q de arquitetura nao entende nada – acho q o resultado ficou muito bom rsrsrs
E isso por hoje! Em breve farei uma seleçao da transformaçao da cozinha – uma das coisas q mais aproveitei as diversas dicas interessantes nos blogs!
Fui