Já faz um tempo me encontro indignada com este tema. Além de ter me formado em marketing, ainda tenho uma pós em gestao de comunicaçao pela USP, e uma especializacao em varejo pela FGV. Mas o q me torna mais habilitada a critcar a falta de bom senso destas ‘peças criativas’ é minha formaçao como MÃE.
Eu cheguei a mandar um email pro mkt da Pampili depois q uma campanha começou a causar polemica aqui em casa. Eu adoro a marca…vou continuar comprando coisas bonitinhas pra minha filha, mas como mãe fiquei indignada com a falta de senso critico de quem criou, produziu e quem aprovou o comercial.
Uma menina lindinha aparece falando sobre seu novo sapatinho, q é tudo de fofo – o tema da campanha como um todo é ‘fofura’. E sim, o sapato é fofo, a criança é fofa, o quartinho onde ela estava tb é fofo! Tudo ok, até q a campanha com um n. de inserçoes desnescessáriamente grande comecou a veicular em canais infantis de TV a cabo.
Primeiro – toda mae sabe q a criança assiste os mesmos desenhos sempre, elas nao querem ver nada novo, querem a repetiçao dos mesmos desenhos…e geralmente as crianças assistem tv nos mesmos horarios todos os dias (aqui em casa é de manha antes de ir pra escolinha e a noite antes de ir pra cama). Enfim, dito isso, PRA QUE uma pessoa especializada em planejamento de mídia compra até 2 inserções por intervalo comercial? E mais, em canais cujos intervalos sao dados em média a cada 5 minutos…imagina q até hj eu ouço a musica do comercial ecoando na minha cabeça?
Mas o q me incomodou nao foi o investimento mal feito de quem programou a mídia da campanha….(ou a lábia de quem vendeu…), mas o fato da minha pqna - apos ter assistido o comercial (abaixo) dezenas de vezes, ter chegado com as seguintes observaçoes:
comercial da pampili 2011
-‘Mamae…mas pode subir com o sapato na cama?’ – eu estava lá preparando a comidinha dela e só respondi:
-‘Claro q nao pode né?’ – sem saber do motivo da pergunta…mas ela continuou:
-‘Mas mamae, e pular na cama pode com o sapato?’
e eu mais uma vez:
-‘Claro q nao pode, nem pular com nem sem…sua cama pode quebrar, vc pode cair…lugar de pular é no pula pula, bla bla bla’ e fui me dirigindo pra sala, qdo veio o argumento:
-‘Mas mamae pq q nao pode, pq a menina do sapatinho fofo ela pula, pula, pula na cama e ela sobe na cama com sapato e cai de bumbum na cama?’.
Bem…de forma geral, era uma oportunidade legal pra mostrar a diferença entre ‘propaganda’ e ‘conteúdo’ mas achei o tema muito complexo e disse apenas:
-‘É q este nao é o quartinho dela de verdade, é de mentirinha, se fosse de verdade a mamae dela ia falar pra ela tirar o sapato tb…’
Olha, pode parecer bobagem…mas nao é! É sim um desserviço as pobres maes q ficam martelando conceitos de bom comportamento na cabeça dos filhos. Por sorte minha gatucha é do tipo super compreensiva e q adora ‘ser convencida com argumentos’, mas conheço casos onde isso nao surte o mesmo efeito. Entao pensei comigo…a Pampili bem podia incorporar em sua equipe de marketing alguem q nao apenas tenha filhos, mas que se preocupe em educa-los, assim nao deixaria passar uma coisa grosseira como esta.
Mas nao para aí nao…estes dias eu pensava como poderia protestar contra a Abbott??? Faz mais de um ano q adotei pediasure no leitinho da manha da pqna…ela adora, e realmente acredito nas qualidades do produto. Mas que tal estar na sala com seu filho – aquele q vc quer q c-o-m-a de forma saudavel – e ouvir o comercial sugerir em alto e bom som q agora vc nao precisa mais se preocupar se seu filho nao comer, vc pode dar pediasure?!?!?!?
Eu quase atirei as latas pela janela…mas como custam o olho da cara, me controlei. Fiquei tao revoltada com aquilo…quer dizer q comer de forma saudavel é dar pediasure? (Uma campanha de sustagem tb já mostrou algo semelhante no passado.) O comercial novo nao esta no Youtube, mas da pra ser visto direto do site da Abbott – clique na imagem abaixo pra conferir.

Veja, a criança empurra o prato e a mae prepara o copo de leite achocolatado e fica satisfeita…me poupem!!! Nem preciso comentar a reaçao da pacotinha qdo viu este comercial pela primeira vez. Se ela tivesse articulaçao verbal plena, teria dito algo como ‘que tipo de mae incompreensiva e perversa vc é?…me pede pra mastigar engolir o arrozinho com brocolis, feijaozinho e carne moida – pra q comida sendo q eu poderia ser mais feliz e saudavel tomando apenas o leitinho q adoro, e isso ainda nos ‘aproximaria’ mais!”
Quanta aberraçao! Esta campanha JAMAIS deveria ser veiculada numa rede de tv infantil…anunciassem na Claudia, na Marie Claire, na Wrun, no GNT, na PQP! Mas nunca este tipo de material no Discovery Kids, Disney Channel ou Nick Jr! Sei o q é querer vender um produto, pois fiz (e bem) muitos anos este trabalho…mas a falta de preocupaçao com detalhes deste tipo cria um ranço desnescessário entre a marca e boa parte das maes q se preocupam com detalhes como ‘boas maneiras e alimentaçao’ dos filhos. Eu imagino q o objetivo da campanha do Pediasure seja realmente criar awareness, se fazer conhecer junto ao público de maes…mas é preciso ser criterioso, o material com foco na mae dentro do canal infantil nao pode concorrer com os conceitos q as maes em geral pregram a seus filhos – neste tipo de canal, obviamente os filhos estarao expostos a campanha, com seus diferentes graus de (in)compreensao. O n. de criticas q já li a respeito mostra q muita gente compactua com esta percepçao negativa…
Enfim…a pergunta pra quem faz comerciais para crianças deveria ser…vc ficaria feliz se seu filho visse esta mensagem 50 vezes numa semana?
Bem…como nao gosto de ficar só resmungando, penso q é preciso fazer algo. Eu escrevi pra Pampili e recebi uma resposta superficial e generica…nem me dei ao trabalho de escrever pra Abbott – mas achei um local interessante para endereçar questoes como estas, e deixo aqui como dica para outras maes: Instituto Alana – Projeto Criança e Consumo, onde é possível registrar suas denuncias sobre propagandas consideradas inadequadas. Como sou uma consumidora exigente, registrei a minha lá…e aqui, bem, como sou uma mae persistente, continuarei minha jornada diaria para q minha filha tenha boas maneiras e coma ‘comida’ na hora da comida.
Hora de desligar a tv…fui! 