Extensao de nossas casas e de nossas familias. Escolher escolas é uma tarefa para se realizar com todo o cuidado, atençao, cautela e tempo! E se possível…alguma intuiçao.
Em plena fase de procura de escolas para minha filha…fiz um roteiro completo de todas as opçoes nos bairros adjacentes ao meu trabalho…tem pra todos os gostos e bolsos. Peguei os rankings no ENEM, mesmo q saiba q em 10 anos tudo pode se inverter, peguei n. de alunos, comparei estatisticas, analisei as metodologias, as propostas pedagogias, os diferenciais, estudei a logistica de ida e volta, vi os preços…enfim, da pra fazer uma planilha no Excel pra analisar todas as variaveis rsrsrs
Deixando o preço de lado neste momento – pois neste momento este nao é um fator determinante na minha escolha, embora eu saiba q ao longo da decada esta situaçao possa mudar – eu passei a procurar nas escolas tantas vezes parecidas, com discursos meio empacotados, com 325 cursos a mais, etc, etc, etc…alguma coisa que me conquistasse…onde eu pudesse enxergar minha filha feliz.
Bem…eu tive uma vida maravilhosa em meu periodo escolar, foram 9 anos perfeitos num colegio de freiras do tipo tradicional (misto, mas tradicional), que deixaram lembranças emocionantes e valores muito importantes. O fato de ser uma escola católica nao me importava…eu continuava acreditando na filosofia espirita e ia pra capela da escola rezar o rosário na boa…Eu gostava no entanto do clima, dos valores…até hj qdo é dia de eleiçao tento dar um pulinho lá só pra espiar a escola por dentro e matar as saudades. O colégio já tem 70 anos, e e incrivel reconhecer nos corredores onde estudei o mesmo piso, os banheiros e as classes…tudo só me parece hj - menor!
Qdo penso no colégio alem dos amigos q carrego com carinho, lembro-me de uma freira em especial…ela era pqna, magra, cabelo grisalho levemente ondulado na altura do queixo, com um grampo na lateral. Usava oculos de grau alto, meio acinzentados. Seu avental ou ‘guarda-pó’ era de um xadrez miudo, cinza, azul marinho com branco, sempre com sapatilhas baixas com meia calça cor da pele. Vaidade zero como manda o figurino, mas um sorriso constante nos labios, um ar sereno e sábio…q só é possivel descrever depois q somos adultos. Embora sua aparencia fosse fragil, era uma pessoa cheia de energia! E conhecedora do comportamento infantil como ninguem.
A irmã Ancila nos dava aula na terceira serie. Logo no primeiro dia avisava a todos q ela dava aula pra terceira serie e q lá nao se falava mais ‘inho’…ninguem mais era ‘bebezinho’ e q ela dava aula pra crianças que cresceram! Era realmente uma fase de mudança…a gente era convidado por ela a entrar num mundo de responsabilidades rsrsrs. Lembro das musicas q tinhamos q cantar – como qq criança, as vezes faziamos caras de ‘ai ai la vem mais uma musica de Deus’ rsrsrs…mas tenho certeza absoluta q todos os adultos como eu se lembram com carinho da Tia Ancila dançando e batendo palmas na frente da classe enquanto nos puxava a cantar Paz, Paz de Cristo, Paz, Paz q vem do amor, lhe desejo irmão… – musica q minha filhinha sabe desde os dois aninhos.
A irmã Ancila passava suas horas fora da aula fazendo coisas lindas pros seus alunos…ainda tenho guardado com meus diários em cima do guarda roupa alguns marcadores de livro q ela fazia pra gente, colava mensagens de Sao Francisco, ou da campanha da fraternidade e escrevia nosso nome com letras desenhadas q só ela sabia fazer. Lembro particularmente de uma lembrança q foi feita numa gota dourada…o papel se fechava numa gota e dentro constava a mensagem com nosso nome, na frente vinha colada a figurinha de Sao Francisco. Ela era extremamente caprichosa.
Bem…eu sempre me lembro dela e da influencia positiva q ela – assim como outros professores, mas especialmente ela – deixou em minha infancia e na minha vida afora. Agora na busca pelas escolinhas, me deparei com um colégio muito parecido com aquele q eu havia estudado qdo era criança…obviamente q com todos os recursos modernos instalados, mas ao olhar a volta, o mesmo clima, a mesma sensaçao de espaço imenso, corredores amplos, pé direito altissimo, quadra gigante…santos nos corredores, imagens religiosas nas paredes, mensagens da campanha da fraternindade rsrsrs.
Obviamente q me vi voltando no tempo e ao ver as crianças correndo ali dentro, senti uma saudade enorme daquela epoca – e diria uma inveja enorme da vida q elas tem!
Eu ainda estava visitando escolas qdo comentei assim como fiz com todas as escolas q visitei, sobre esta com minha filha, por algum motivo ela se apaixonou pelo ‘nome’ da escola…acho q gosta de falar o nome pq nao para de repetir, ela quis ‘conhecer’ a escola q obviamente esta fechada aos finais de semana, passamos em frente para mostrar, a noite ela desenhou o logo da escola no papel, e passou a contar pra todo mundo q estudaria lá rsrsrs…enfim, eu ainda nao havia bem escolhido a escola definitiva, mas percebi q de alguma forma, ela já escolheu
Espero q ela seja muito feliz ao longo de toda uma decada e mais um pouco dentro da escola q acolhe-la…e q ela guarde pra vida toda as lembranças maravilhosas q só esta fase nos permite ter. Isso pra mim será mais importante q o resto da tabela comparativa de escolas q eu fiz no Excel!