Na semana que passou, a Veja publicou uma materia q gerou indiganaçao em muitas maes no meu circulo e me incluo no meio delas.
A materia (que nao fiz sequer questao de terminar a leitura) entitulava-se algo como ‘berreiro liberado’ e como diversos outros livros da literatura a favor do condicionamento de bebes, diz que vc pode e deve largar a criança berrando…eu fico ABSOLUTAMENTE revoltada com quem promove este tipo de conselho e mais ainda com quem o implementa..e tenho mesmo vontade de xingar!!!! Se é pra ter filho pra deixar berrando de forma a garantir seu sono de beleza tranquilo, melhor nem os ter…PQP!
Enfim, este assunto realmente me irrita. Bebes sao dependentes e precisam de aconchego…e entre os q promovem o ‘Nana Nene’ e a ‘Cama Compartilhada’ existe sim um meio termo.
A cultura do ‘nana nene’ diz q a criança tem q ficar chorando (mesmo q vomite de tanto chorar, viu?) pq uma hora ela se cansa e parará de chorar. E sim…penso q esta é uma receita perfeita pra criar crianças inseguras…alem de ser uma crueldade sem precendentes…pq uma mae ia querer ver seu filho chorar até cansar??? Eu nao consigo conceber que alguem possa conviver com esta decisao em paz! Nem q ela seja ‘para o bem maior’ (de quem? da mae??? do pai???)
No extremo oposto tem os q transformam sua cama numa cama familiar, onde dormem todos, pai, mae, filhos, gatos, cachorros, etc…Eu prefiro dormir sozinha, acho mais seguro pra todos e ate pro bebe, mas ele pode ter um cantinho dele proximo aos pais nos primeiros meses, e ser acolhido sempre q acorde, chore…
Eu fiquei 1 ano e meio levantando no meio da noite, sempre q ela resmungava ou q eu ouvia um suspiro mais forte pela babá eletronica, vivia um trapo…mas fazia isso por amor, era a minha bebezinha q buscava colo…como ignorar???
Obviamente as vezes o cansaço me deixava irritada, mas eu ainda assim acolhia minha filha…fazia dormir novamente e colocava no berço. Sao opçoes, e esta era pra mim a mais proxima ao meu coraçao. Depois de 18 meses ela passou a dormir a noite toda sem me chamar, e até hj dorme 12 horas por noite direto…uma coisa rara ate pras crianças da idade dela! É claro que mesmo atualmente, tem noites em que ela quer dormr na minha cama, de x em qdo surge la no meio da noite…do nada, com seu paninho e sua coelhinha myffinha nas maos, pula em baixo das cobertas e diz q adora dormir com a mamae…nao consigo falar nao! Sou chutada a noite toda mas acordo cansada sorrindo…sei que daqui alguns anos eu nao terei mais estas visitinhas tao gostosas.
Enfim, eu nao incentivo a cama compartilhada assim como simplesmente abomino o nana nene. Eu converso com ela sobre ter uma caminha linda de princesa e ter que usa-la! E tirando estas visitas esporaticas, ela dorme sempre na caminha dela e muito feliz. Ate fizemos um acordo, para q ela ela soubesse que aos finais de semana poderia, se acordasse, fugir pra cama da mamae…as vezes ela vai, as vezes dorme direto na caminha dela!
De verdade isso pra mim nao tem nada a ver com ser permissivo, fazer a criança acreditar q sempre pode tudo ou mimar demais. Amar demais nunca é mimar demais, é possivel dar amor, carinho, apoio e segurança e ainda orientar os passos no caminho correto. Mas o ‘não’ tem q ser feito em conveniencia das crianças e nao dos pais…ou onde fica entao o tal amor incondicional?
Eu gostaria muito q a Veja tivesse sua tiragem boiocotada nesta semana, q desaparecesse das bancas… é realmente terrivel saber q muitas pessoas vao se apoiar nos conselhos de pseudo-maes-cientistas pra deixar seus filhos se esgoelarem ate a exaustão, na fase da vida em q tudo o q mais precisam é de carinho, conforto e colo!
Eu já chorava com a minha filhinha mesmo qdo tinha q leva-la para tomar as picadinhas (tao nescessarias!) das vacinas…o q sempre quis foi ver apenas os sorrisos da minha bebe…nao lagrimas! E tenho feito ate hj o meu melhor para evita-las, até onde esteja em meu alcance…pois sei q o mundo que nos abraça hoje já trará fatalmente no futuro, sua carga maior ou menor, de motivos para que ela chore ao longo se sua vida.
E o meu papel aqui nao deveria ser justamente ajudar a evita-las e seca-las sempre que possível?
(fui…revoltada!!!)
