Em tempo...

Me parece que a maior crise da atualidade é a escassez de tempo! O tempo está minguando... Mas onde foi parar afinal? Está escondido no trânsito? Na má organização pessoal? Ou disfarçando a preguiça? Seja como for, eu também sofro deste mal - agravado pelos multiplos papéis que desempenho - tenho visto os anos passarem sem que o desejado 'tempo' fique mais disponível! Este blog é um desafio pessoal, pretendo imprimi-lo para compartilhar com minha filha qdo esta crescer - espero q ela tenha mais habilidade que eu para gerenciar sua vida profissional, academica e as demandas dos meus netinhos :D


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Eu, meus problemas…e o VY Canis Majoris….

Vira e mexe leio estes artigos sobre astronomia e universo. Qdo eu estava na quarta serie, me lembro ter vivido uma fase em q queria ser ‘astronoma’ qdo crescesse, nem me lembro bem porque…mas me lembro de preparar um trabalho sobre os planetas pra aula de ciencias…naquela epoca nos concentravamos em falar brevemente sobre o sistema solar e entender q existia algo maior chamado via lactea e ponto. Tudo era fascinante e terminava por aí…nem internet nem nada…se quisesse saber algo mais tinha q ler repetidas vezes os livros da coleçao Conhecer q tinhamos em casa…e a curiosidade q se refreasse por aí. 

Bom…estes assuntos passam anos-luz de distancia da minha atual ocupaçao Smile mas continuam me fascinando e por conta disso, me vejo sempre lendo e fuçando a respeito.

Qdo li a respeito da VY Canis Majoris, eu fiquei muito impressionada…o vídeo que propoe que somos apenas uma poeira no universo nao é nem um pouco universos inviseis a olho nu!sensacionalista. Faz realmente a gente se imaginar como os habitantes do Mundo dos Quem (Horton e o Mundo dos Quem), onde um elefante simpatico tenta desesperadamente salvar todo um ‘mundo’ q ele descobre viver dentro de uma florzinha minima, sujeita a catastrofes naturais como um sopro de vento rsrsrs…

Dai ao pensar em universos dentro de universos, penso nos ácaros q vivem em nossos móveis e outros tantos seres microscopicos q colonizam nosso corpo.

Ok, mas voltando para o gigante…pra ter uma ideia do qto o VY é grande, consegui em alguns sites referencias comparativas…por exemplo, se a Terra fosse representada numa escala como uma pequena bolinha de 1cm de diâmetro, o sol poderia ser equiparado a outra bola com 109cm de diâmetro. Usando esta escala de comparaçao, o magnânimo VY Canis Majoris seria uma super bola com 2.3 Km! Daí a gente vai a pé até o bairro vizinho segurando nossa bolinha de gude e imagina o q é a nossa Terra perto do VY. Ou ainda…pra quem gosta de numeros: cabem 1 milhao de planetas Terra dentro do sol, e caberiam 1 bilhao de ‘sóis’ como o nosso dentro do VY. Dificil imaginar numeros tao altos né? Como o VY esta distante da Terra cerca de 5 mil anos luz,  significa q o brilho q captamos chega aqui com 5 mil anos de atraso, mas enfim, esta é hj a maior estrela q conhecemos…e nosso alcance é limitadissimo na infinitude do universo.

Daí voltamos com nossa bola de gude em mãos pensativos…pro reconhecimento da nossa profunda ignorancia sobre nos mesmos…de q tamanho ficamos nós dentro da escala da bolinha de gude? 7 bilhoes de seres humanos??? De q tamanho ficam os nossos problemas depois de sermos acomodados matematicamente dentro da bolinha de gude com o tamanho q nos compete na escala nanoscopica?

Independentemente de nossas crenças e filosofias religiosas (q se propoem a explicar pelo menos os propositos de nossa existencia – e graças a Deus nos dão algum conforto), a verdade é q nao sabemos lhufas de como é q tudo isso veio parar aqui nesta bolota azul e o q ela significa num universo desconhecido de bilhoes de outras bolotas coloridas penduradas no infiinito escuro ao redor. E nos damos tanta importancia, somos tao orgulhosos sabe lá do que..até pelo menos olhar pra cima: O UNIVERSO!!!! Da pra nao engasgar qdo se pensa q lá fora existe um UNIVERSO inteiro q desconhecemos e q tem algum proposito de ser?…ou nao travar nosso HD tentando pensar no q representamos nisso tudo? a q poderiamos comparar nossa existencia individual no meio de deste sambalelê universal?

Obviamente q o a minha ignorancia sobre o universo me intriga e me consome boas horas de navegaçao na web em devaneios e leituras a respeito do assunto…mas nao me exime das responsabilidades da vida no dia a dia, daí q com VY ou sem VY, sendo grandes ou pqnos, tenho contas pra pagar e tenho q trabalhar e cumprir minhas cotas de colaboraçao enquanto estou por aqui. Mas q pensar nos meus problemas comparados ao VY Canis Majoris e ao tamanho do universo faz eu repensar a gravidade e importancia de tudo a minha volta…faz!

Entao tá combinado…toda vez q a porta camarão quebrar, a multa do carro chegar, a empregada ligar dizendo q nao vem trabalhar no dia da minha reuniao mais importante, as minhas costas doerem, minha filha riscar a roupa com caneta ou o gatinho arranhar a poltrona, eu me pergunto:  ‘que importancia tem isso diante do universo e do VY?’ Nerd smile

Um dos videos q ajuda a entender o tamanho da nossa minuscula ‘imensidão azul’ no pouco que conhecemos do universo ao nosso redor…