Porque é que a gente se mobiliza tanto com o ano novo? Pq tem aquela sensaçao de recomeço…uma nova chance.
É apenas um marco simbólico. Faz mais diferença pra contabilidade que pra nossa vida pessoal, de forma prática. Mas a verdade é q o impacto psicológico que estes marcos possuem é bastante efetivo.
A gente deixa planos para ‘o ano que vem’, deixa projetos para começar no ‘mes que vem’ e qtas coisas sao prometidas para ‘a semana que vem’?
Eu esta refletindo sobre este ‘meio de ano’, novo ano fiscal, novo ano astral pra nos cancerianos…e enfim, cheguei a conclusao de uma coisa: nao preciso ir tao longe…eu adoro a sensaçao de nova chance que toda segunda feira nos entrega. Mais que a chateaçao de pegar um dos maiores transitos da semana, eu sempre penso que se consigo cumprir meus planos na segunda feira, fica mais facil repeti-los na terça, e na quarta…e por aí vai. Qdo vai chegando o fim da semana a gente nao quer botar a perder o esforço já empreendido e continua focado nas metas, sejam elas quais forem. Mas…e qdo se dá uma derrapada e é abatido pela desanimo? Bem…as vezes é preciso se recolher e começar direitinho do ‘zero’, da ‘proxima segunda feira’.
E o fim de semana serve de preparo emocional para os desafios da segunda…os desafios da semana.
E é assim…geralmente deixo parte dos domingos pra fase da preparaçao – seja pra rever minha agenda da semana, pra fazer as unhas, tirar sobrancelha, entrar online e fazer a feira, planejar o cardapio da semana, alinhar os compromissos da família e dormir cedo.
Se consigo fazer o fim do domingo funcionar, começo a semana preparada…pois consigo acordar mais cedo, tomo café da manha de verdade (com pao, leite, iogurte, suco, etc…)
Daí basta eu conseguir descer pra almoçar e já coloco minhas metas de alimentacao nos eixos…é como se a gente se fortalecesse a cada acao correta – e isso vale pra tudo, vale pras metas no trabalho (por exemplo, quero sempre sair do trabalho com todos os emails do dia lido), pras metas pessoais (quero ler 4 livros por mes, quero emagrecer 2 kilos por mes, quero almoçar todos os dias, quero praticar atividades fisicas regularmente…etc).
Eu nao gosto de disperdiçar esforço feito…por isso a parte mais complicada é começar, depois q se investe um pouco nas açoes, vem esta tal ‘força’ de ‘agora vou até o fim’ 
Entao segunda feira pra mim é assim…o dia de colocar o pé no pedal correto, acertar a marcha e dirigir os primeiros kilometros em linha reta…no começo a gente vai engatado na primeira tomando força na subida, mas depois…vai ganhando velocidade e deslancha!
Tudo pronto? Entao…feliz segunda-nova!
