Em tempo...

Me parece que a maior crise da atualidade é a escassez de tempo! O tempo está minguando... Mas onde foi parar afinal? Está escondido no trânsito? Na má organização pessoal? Ou disfarçando a preguiça? Seja como for, eu também sofro deste mal - agravado pelos multiplos papéis que desempenho - tenho visto os anos passarem sem que o desejado 'tempo' fique mais disponível! Este blog é um desafio pessoal, pretendo imprimi-lo para compartilhar com minha filha qdo esta crescer - espero q ela tenha mais habilidade que eu para gerenciar sua vida profissional, academica e as demandas dos meus netinhos :D


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O desserviço à população…

Na semana que passou, a Veja publicou uma materia q gerou indiganaçao em muitas maes no meu circulo e me incluo no meio delas.

A materia (que nao fiz sequer questao de terminar a leitura) entitulava-se algo como ‘berreiro liberado’ e como diversos outros livros da literatura a favor do condicionamento de bebes, diz que vc pode e deve largar a criança berrando…eu fico ABSOLUTAMENTE revoltada com quem promove este tipo de conselho e mais ainda com quem o implementa..e tenho mesmo vontade de xingar!!!! Se é pra ter filho pra deixar berrando de forma a garantir seu sono de beleza tranquilo, melhor nem os ter…PQP!

Enfim, este assunto realmente me irrita. Bebes sao dependentes e precisam de aconchego…e entre os q promovem o ‘Nana Nene’ e a ‘Cama Compartilhada’ existe sim um meio termo.

A cultura do ‘nana nene’ diz q a criança tem q ficar chorando (mesmo q vomite de tanto chorar, viu?) pq uma hora ela se cansa e parará de chorar. E sim…penso q esta é uma receita perfeita pra criar crianças inseguras…alem de ser uma crueldade sem precendentes…pq uma mae ia querer ver seu filho chorar até cansar??? Eu nao consigo conceber que alguem possa conviver com esta decisao em paz! Nem q ela seja ‘para o bem maior’ (de quem? da mae??? do pai???)

No extremo oposto tem os q transformam sua cama numa cama familiar, onde dormem todos, pai, mae, filhos, gatos, cachorros, etc…Eu prefiro dormir sozinha, acho mais seguro pra todos e ate pro bebe, mas ele pode ter um cantinho dele proximo aos pais nos primeiros meses, e ser acolhido sempre q acorde, chore…

Eu fiquei 1 ano e meio levantando no meio da noite, sempre q ela resmungava ou q eu ouvia um suspiro mais forte pela babá eletronica, vivia um trapo…mas fazia isso por amor, era a minha bebezinha q buscava colo…como ignorar???

Obviamente as vezes o cansaço me deixava irritada, mas eu ainda assim acolhia minha filha…fazia dormir novamente e colocava no berço. Sao opçoes, e esta era pra mim a mais proxima ao meu coraçao. Depois de 18 meses ela passou a dormir a noite toda sem me chamar, e até hj dorme 12 horas por noite direto…uma coisa rara ate pras crianças da idade dela! É claro que mesmo atualmente, tem noites em que ela quer dormr na minha cama, de x em qdo surge la no meio da noite…do nada, com seu paninho e sua coelhinha myffinha nas maos, pula em baixo das cobertas e diz q adora dormir com a mamae…nao consigo falar nao! Smile Sou chutada a noite toda mas acordo cansada sorrindo…sei que daqui alguns anos eu nao terei mais estas visitinhas tao gostosas. 

Enfim, eu nao incentivo a cama compartilhada assim como simplesmente abomino o nana nene. Eu converso com ela sobre ter uma caminha linda de princesa e ter que usa-la! E tirando estas visitas esporaticas, ela dorme sempre na caminha dela e muito feliz. Ate fizemos um acordo, para q ela ela soubesse que aos finais de semana poderia, se acordasse, fugir pra cama da mamae…as vezes ela vai, as vezes dorme direto na caminha dela!

De verdade isso pra mim nao tem nada a ver com ser permissivo, fazer a criança acreditar q sempre pode tudo ou mimar demais. Amar demais nunca é mimar demais, é possivel dar amor, carinho, apoio e segurança e ainda orientar os passos no caminho correto. Mas o ‘não’ tem q ser feito em conveniencia das crianças e nao dos pais…ou onde fica entao o tal amor incondicional?

Eu gostaria muito q a Veja tivesse sua tiragem boiocotada nesta semana, q desaparecesse das bancas… é realmente terrivel saber q muitas pessoas vao se apoiar nos conselhos de pseudo-maes-cientistas pra deixar seus filhos se esgoelarem ate a exaustão, na fase da vida em q tudo o q mais precisam é de carinho, conforto e colo!

Eu já chorava com a minha filhinha mesmo qdo tinha q leva-la para tomar as picadinhas (tao nescessarias!) das vacinas…o q sempre quis foi ver apenas os sorrisos da minha bebe…nao lagrimas! E tenho feito ate hj o meu melhor para evita-las, até onde esteja em meu alcance…pois sei q o mundo que nos abraça hoje já trará fatalmente no futuro, sua carga maior ou menor, de motivos para que ela chore ao longo se sua vida.

E  o meu papel aqui nao deveria ser justamente ajudar a evita-las e seca-las sempre que possível?

queremos ver sorrisos de nossos bebe, nao lagrimas!!!

Baring teeth smile (fui…revoltada!!!)

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cartinha pra vc…

Minha filhinha amada…um dia vc sera mocinha e terá acesso a esta cartinha, assim como a tudo q sua mae colocou no papel desde a adolescencia.
 
Vc certamente irá rir das preocupacoes da minha epoca…provavelmente muito disconexas com as da sua, ou ainda da minha falta de maturidade para a idade comparada a sua no futuro. Nao me importo se serei motivo de riso…sei q de alguma forma permitirei q vc me conheça melhor, pois guardo os diários em cima do guarda roupa desde q era criança, para um dia compartilhar com vc…desde sempre eu já sabia q vc chegaria em minha vida!
 
Agora vc completa 5 aninhos! 5 anos em q minha vida se transformou radicalmente…em q minhas prioridades mudaram e as coisas q me alegram também. Tenho prazer em ter sua companhia, gosto de brincar, conversar e cuidar de vc. AMO ser sua mae. Os momentos do dia em q me sinto mais util sao os q respondo suas perguntas incontaveis sobre o ceu, a terra, o VY Canis majoris…rsrsrs..a sua curiosidade é um combustivel sem fim para o meu aprendizado.
 
Ver vc crescer debaixo das vistas é uma emoçao cheia de ambiguidades. Ao mesmo tempo em q me sinto orgulhosa de ve-la conquistando sua independencia passo-a-passo, também sinto que estou perdendo um pouquinho mais da minha ‘bebezona’…nao há nada q eu possa fazer para evitar o ciclo natural da vida, e este ciclo inclui a dor natural de ver q os filhos nao sao nossas propriedades.
 
O que peço a Deus hj, e peço literalmente em minhas preces, é q me deixe viver muito…nao pq queira fazer qq coisa extravagante…mas pq quero acompanhar suas vitorias e apoia-la nos momentos de necessidade. Quero conhecer meus netinhos e fazer parte da sua transformaçao também.
 
Eu sinto de verdade q vc é uma criança especial, um espirito melhor q o meu…que tem um coraçao lindo, uma empatia com as necessidades dos outros já desde tao tenra idade. Sinto uma gratidao inexplicavel por te-la aqui perto de mim, como se algo me dissesse q vc nao precisaria, mas quis estar entre nós. É a minha criança Cristal…q recebi com orgulho e com amor.
 
Nos primeiros anos da nossa convivencia, um verdadeiro terror se apoderou de mim, nao conseguia conviver com a consciencia de q eu nao tinha condicóes de protege-la contra tudo e todos, e cabia a nós duas apenas confiar na providencia divina. Tive q me abster de assistir noticiarios ou ler jornais…pois as noticias de violencia me levaram a situacoes dificeis de lidar…tive mesmo q procurar ajuda medica pra garantir q eu conseguisse manter o equilibrio diante de tantos medos.
 
Hj eu fiz as pazes comigo e com meu destino. De alguma forma confio plenamente q trilharemos coisas importantes juntas em nossa vida futura…sinto q sua vida sera em muitos aspectos mais facil, simples e menos desafiadora q a minha…isso simplesmente pq vc já fez sua liçao de casa em muitas das materias em q me encontro em recuperaçao. Nao preciso me preocupar em protege-la…vc veio com muito mais proteçao q eu jamais poderia proporcionar.
 
Quero aproveitar esta data linda, em q comemoro nao apenas o nascimento de uma filha mas tb de uma mae, para registrar pra vc o qto eu te amo, te amo mais do q é possivel colocar em palavras, te amo mais do q imaginei q fosse possivel amar alguem. Como dizemos sempre, te amo mais q o VY Canis Majoris Smile E este amor me motiva a ser o melhor exemplo q posso para vc…a ser um ser humano melhor sempre. A sua alegria me irradia tantas coisas boas, vc é uma criança feliz…graças a deus uma criança feliz, q se sente amada, q se sente segura e q terá uma infancia cheia de boas recordaçoes para levar vida afora.
 
Qdo vc estiver mocinha lendo estas letrinhas…quero q se sinta especial, se sinta nao apenas amada, mas como alguem q faz a diferença na vida das pessoas a sua volta, pra melhor, sempre!
Obrigada minha filhinha, por ter me escolhido para ser sua mae…vc me trouxe e me traz todos os dias alegrias q compensam qq tipo de desafios q a vida me apresente ou ja tenha me apresentado…tudo se apaga qdo vejo vc sorrir ou qdo sentamos pra conversar sobre a vida e o mundo…tudo se ilumina qdo vc me abraça e olha com estes olhinhos grandes e brilhantes!
 
EU TE AMO PRA SEMPRE…FELIZ ANIVERSARIO!
amo voce mais q tudo no mundo
Red heart

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Muito mais que escolas e professores…

Extensao de nossas casas e de nossas familias. Escolher escolas é uma tarefa para se realizar com todo o cuidado, atençao, cautela e tempo! E se possível…alguma intuiçao.

Em plena fase de procura de escolas para minha filha…fiz um roteiro completo de todas as opçoes nos bairros adjacentes ao meu trabalho…tem pra todos os gostos e bolsos. Peguei os rankings no ENEM, mesmo q saiba q em 10 anos tudo pode se inverter, peguei n. de alunos, comparei estatisticas, analisei as metodologias, as propostas pedagogias, os diferenciais, estudei a logistica de ida e volta, vi os preços…enfim, da pra fazer uma planilha no Excel pra analisar todas as variaveis rsrsrs

Deixando o preço de lado neste momento – pois neste momento este nao é um fator determinante na minha escolha, embora eu saiba q ao longo da decada esta situaçao possa mudar – eu passei a procurar nas escolas tantas vezes parecidas, com discursos meio empacotados, com 325 cursos a mais, etc, etc, etc…alguma coisa que me conquistasse…onde eu pudesse enxergar minha filha feliz.

Bem…eu tive uma vida maravilhosa em meu periodo escolar, foram 9 anos perfeitos num colegio de freiras do tipo tradicional (misto, mas tradicional), que deixaram lembranças emocionantes e valores muito importantes. O fato de ser uma escola católica nao me importava…eu continuava acreditando na filosofia espirita e ia pra capela da escola rezar o rosário na boa…Eu gostava no entanto do clima, dos valores…até hj qdo é dia de eleiçao tento dar um pulinho lá só pra espiar a escola por dentro e matar as saudades. O colégio já tem 70 anos, e e incrivel reconhecer nos corredores onde estudei o mesmo piso, os banheiros e as classes…tudo só me parece hj - menor! Smile

Lurdão patio internoQdo penso no colégio alem dos amigos q carrego com carinho, lembro-me de uma freira em especial…ela era pqna, magra, cabelo grisalho levemente ondulado na altura do queixo, com um grampo na lateral. Usava oculos de grau alto, meio acinzentados. Seu avental ou ‘guarda-pó’ era de um xadrez miudo, cinza, azul marinho com branco, sempre com sapatilhas baixas com meia calça cor da pele. Vaidade zero como manda o figurino, mas um sorriso constante nos labios, um ar sereno e sábio…q só é possivel descrever depois q somos adultos. Embora sua aparencia fosse fragil, era uma pessoa cheia de energia! E conhecedora do comportamento infantil como ninguem.

A irmã Ancila nos dava aula na terceira serie. Logo no primeiro dia avisava a todos q ela dava aula pra terceira serie e q lá nao se falava mais ‘inho’…ninguem mais era ‘bebezinho’ e q ela dava aula pra crianças que cresceram! Era realmente uma fase de mudança…a gente era convidado por ela a entrar num mundo de responsabilidades rsrsrs. Lembro das musicas q tinhamos q cantar – como qq criança, as vezes faziamos caras de ‘ai ai la vem mais uma musica de Deus’ rsrsrs…mas tenho certeza absoluta q todos os adultos como eu se lembram com carinho da Tia Ancila dançando e batendo palmas na frente da classe enquanto nos puxava a cantar Paz, Paz de Cristo, Paz, Paz q vem do amor, lhe desejo irmão… – musica q minha filhinha sabe desde os dois aninhos.

A irmã Ancila passava suas horas fora da aula fazendo coisas lindas pros seus alunos…ainda tenho guardado com meus diários em cima do guarda roupa Smile alguns marcadores de livro q ela fazia pra gente, colava mensagens de Sao Francisco, ou da campanha da fraternidade e escrevia nosso nome com letras desenhadas q só ela sabia fazer. Lembro particularmente de uma lembrança  q foi feita numa gota dourada…o papel se fechava numa gota e dentro constava a mensagem com nosso nome, na frente vinha colada a figurinha de Sao Francisco. Ela era extremamente caprichosa.

Bem…eu sempre me lembro dela e da influencia positiva q ela – assim como outros professores, mas especialmente ela – deixou em minha infancia e na minha vida afora. Agora na busca pelas escolinhas, me deparei com um colégio muito parecido com aquele q eu havia estudado qdo era criança…obviamente q com todos os recursos modernos instalados, mas ao olhar a volta, o mesmo clima, a mesma sensaçao de espaço imenso, corredores amplos, pé direito altissimo, quadra gigante…santos nos corredores, imagens religiosas nas paredes, mensagens da campanha da fraternindade rsrsrs.

Obviamente q me vi voltando no tempo e ao ver as crianças correndo ali dentro, senti uma saudade enorme daquela epoca – e diria uma inveja enorme da vida q elas tem!

Eu ainda estava visitando escolas qdo comentei assim como fiz com todas as escolas q visitei, sobre esta com minha filha, por algum motivo ela se apaixonou pelo ‘nome’ da escola…acho q gosta de falar o nome pq nao para de repetir, ela quis ‘conhecer’ a escola q obviamente esta fechada aos finais de semana, passamos em frente para mostrar, a noite ela desenhou o logo da escola no papel, e passou a contar CNSLpra todo mundo q estudaria lá rsrsrs…enfim, eu ainda nao havia bem escolhido a escola definitiva, mas percebi q de alguma forma, ela já escolheu Smile

Espero q ela seja muito feliz ao longo de toda uma decada e mais um pouco dentro da escola q acolhe-la…e q ela guarde pra vida toda as lembranças maravilhosas q só esta fase nos permite ter. Isso pra mim será mais importante q o resto da tabela comparativa de escolas q eu fiz no Excel!

Nerd smile