Em tempo...

Me parece que a maior crise da atualidade é a escassez de tempo! O tempo está minguando... Mas onde foi parar afinal? Está escondido no trânsito? Na má organização pessoal? Ou disfarçando a preguiça? Seja como for, eu também sofro deste mal - agravado pelos multiplos papéis que desempenho - tenho visto os anos passarem sem que o desejado 'tempo' fique mais disponível! Este blog é um desafio pessoal, pretendo imprimi-lo para compartilhar com minha filha qdo esta crescer - espero q ela tenha mais habilidade que eu para gerenciar sua vida profissional, academica e as demandas dos meus netinhos :D


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Eu, meus problemas…e o VY Canis Majoris….

Vira e mexe leio estes artigos sobre astronomia e universo. Qdo eu estava na quarta serie, me lembro ter vivido uma fase em q queria ser ‘astronoma’ qdo crescesse, nem me lembro bem porque…mas me lembro de preparar um trabalho sobre os planetas pra aula de ciencias…naquela epoca nos concentravamos em falar brevemente sobre o sistema solar e entender q existia algo maior chamado via lactea e ponto. Tudo era fascinante e terminava por aí…nem internet nem nada…se quisesse saber algo mais tinha q ler repetidas vezes os livros da coleçao Conhecer q tinhamos em casa…e a curiosidade q se refreasse por aí. 

Bom…estes assuntos passam anos-luz de distancia da minha atual ocupaçao Smile mas continuam me fascinando e por conta disso, me vejo sempre lendo e fuçando a respeito.

Qdo li a respeito da VY Canis Majoris, eu fiquei muito impressionada…o vídeo que propoe que somos apenas uma poeira no universo nao é nem um pouco universos inviseis a olho nu!sensacionalista. Faz realmente a gente se imaginar como os habitantes do Mundo dos Quem (Horton e o Mundo dos Quem), onde um elefante simpatico tenta desesperadamente salvar todo um ‘mundo’ q ele descobre viver dentro de uma florzinha minima, sujeita a catastrofes naturais como um sopro de vento rsrsrs…

Dai ao pensar em universos dentro de universos, penso nos ácaros q vivem em nossos móveis e outros tantos seres microscopicos q colonizam nosso corpo.

Ok, mas voltando para o gigante…pra ter uma ideia do qto o VY é grande, consegui em alguns sites referencias comparativas…por exemplo, se a Terra fosse representada numa escala como uma pequena bolinha de 1cm de diâmetro, o sol poderia ser equiparado a outra bola com 109cm de diâmetro. Usando esta escala de comparaçao, o magnânimo VY Canis Majoris seria uma super bola com 2.3 Km! Daí a gente vai a pé até o bairro vizinho segurando nossa bolinha de gude e imagina o q é a nossa Terra perto do VY. Ou ainda…pra quem gosta de numeros: cabem 1 milhao de planetas Terra dentro do sol, e caberiam 1 bilhao de ‘sóis’ como o nosso dentro do VY. Dificil imaginar numeros tao altos né? Como o VY esta distante da Terra cerca de 5 mil anos luz,  significa q o brilho q captamos chega aqui com 5 mil anos de atraso, mas enfim, esta é hj a maior estrela q conhecemos…e nosso alcance é limitadissimo na infinitude do universo.

Daí voltamos com nossa bola de gude em mãos pensativos…pro reconhecimento da nossa profunda ignorancia sobre nos mesmos…de q tamanho ficamos nós dentro da escala da bolinha de gude? 7 bilhoes de seres humanos??? De q tamanho ficam os nossos problemas depois de sermos acomodados matematicamente dentro da bolinha de gude com o tamanho q nos compete na escala nanoscopica?

Independentemente de nossas crenças e filosofias religiosas (q se propoem a explicar pelo menos os propositos de nossa existencia – e graças a Deus nos dão algum conforto), a verdade é q nao sabemos lhufas de como é q tudo isso veio parar aqui nesta bolota azul e o q ela significa num universo desconhecido de bilhoes de outras bolotas coloridas penduradas no infiinito escuro ao redor. E nos damos tanta importancia, somos tao orgulhosos sabe lá do que..até pelo menos olhar pra cima: O UNIVERSO!!!! Da pra nao engasgar qdo se pensa q lá fora existe um UNIVERSO inteiro q desconhecemos e q tem algum proposito de ser?…ou nao travar nosso HD tentando pensar no q representamos nisso tudo? a q poderiamos comparar nossa existencia individual no meio de deste sambalelê universal?

Obviamente q o a minha ignorancia sobre o universo me intriga e me consome boas horas de navegaçao na web em devaneios e leituras a respeito do assunto…mas nao me exime das responsabilidades da vida no dia a dia, daí q com VY ou sem VY, sendo grandes ou pqnos, tenho contas pra pagar e tenho q trabalhar e cumprir minhas cotas de colaboraçao enquanto estou por aqui. Mas q pensar nos meus problemas comparados ao VY Canis Majoris e ao tamanho do universo faz eu repensar a gravidade e importancia de tudo a minha volta…faz!

Entao tá combinado…toda vez q a porta camarão quebrar, a multa do carro chegar, a empregada ligar dizendo q nao vem trabalhar no dia da minha reuniao mais importante, as minhas costas doerem, minha filha riscar a roupa com caneta ou o gatinho arranhar a poltrona, eu me pergunto:  ‘que importancia tem isso diante do universo e do VY?’ Nerd smile

Um dos videos q ajuda a entender o tamanho da nossa minuscula ‘imensidão azul’ no pouco que conhecemos do universo ao nosso redor…

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Woman in the mirror…

 

 

Man In The Mirror

Michael Jackson

I'm gonna make a change
On once in my life
It's gonna feel real good
Gonna make a difference
Gonna make it right

As I turn up the collar on
My favorite winter coat
This wind is blowing my mind

I see the kids in the streets
With not enough to eat
Who am I to be blind?
Pretending not to see their needs

A summer disregard
A broken bottle top
And a one man soul

They follow each other on the wind, ya' know
'Cause they got nowhere to go
That's why I want you to know

I'm starting with the man in the mirror
I'm asking him to change his ways
And no message could have been any clearer:
If you wanna make the world a better place
Take a look at yourself and then make a change

I've been a victim of a selfish kind of love
It's time that I realize
That there are some with no home
Not a nickel to loan

Could it be really me
Pretending that they're not alone?

A willow deeply scarred
Somebody's broken heart
And a washed-out dream

They follow the pattern of the wind, ya' see
'Cause they got no place to be
That's why I'm starting with me

I'm starting with the man in the mirror
I'm asking him to change his ways
And no message could have been any clearer:
If you wanna make the world a better place
Take a look at yourself and then make a change

I'm starting with the man in the mirror
I'm asking him to change his ways
And no message could have been any clearer:
If you wanna make the world a better place
Take a look at yourself and then make that CHANGE!

I'm starting with the man in the mirror
I'm asking him to change his ways
No message could have been any clearer
(If you wanna make the world a better place)
(Take a look at yourself and then make the change)

(You gotta get it right, while you got the time)
('Cause when you close your heart)
You can't close your, your mind!
(Then you close your mind!)

That man, that man, that man, that man
With the man in the mirror
(Man in the mirror, oh yeah!)
That man, that man, that man
I'm asking him to change his ways (Better change!)
You know... that man

No message could have been any clearer
If you wanna make the world a better place
Take a look at yourself and then make the change

I'm gonna make a change
It's gonna feel real good

Come on! (Change)
Just lift yourself, you know
You've got to stop it, yourself!
(Yeah! Make that change!)

I've got to make that change, today!
(Man in the mirror)
You got to, you got to not let yourself, brother
(Yeah! - Make that change!)

You know, I've got to get
That man, that man... (Man in the mirror)
You've got to, you've got to move!

Come on! Come on! You got to...
Stand up! Stand up! Stand up!
(Yeah! - Make that change)
Stand up and lift yourself, now!
(Man in the mirror)

(Yeah! - Make that change!)
Gonna make that change.
Come on! (Man in the mirror)

You know it! You know it
You know it! You know it
(Change) Make that change

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Tem dias na vida da gente…

closing for balance

…onde por mais otimista q sejamos, tudo parece esmorecer…a falta de esperança se instala, a falta de vontade e iniciativa ocupa todo o sofá ao nosso lado. Eh como se uma força terrivel tivesse sugando nossa energia de forma sumária, acabando com toda e qualquer possibilidade de açao.

Nos chocamos com a falta de certezas q nos atinge mesmo qdo nos consideramos pessoas decididas e objetivas. Nada em nossa volta parece ter graça, o dia de sol ofusca nossa vista, o dia de frio nos encerra entre as cobertas.

Nossa auto-estima desce tantos degraus q os espelhos tornam-se nossos maiores inimigos. Tudo o q mostram é o q vc nao gostaria de ver.

Na verdade a gente quer q a vida acabarre em barranco pra morrer encostada. Se fecha numa concha na tentativa de se isolar do barulho a volta e manter nosso mau-humor a salvo de qq tentativa de influencia positiva! Até a risada alheia incomoda…nada…nada mesmo parece dar qq prazer…a nao ser, talvez, um pouco de chocolate!

Exagero? De forma alguma…estes dias na vida da gente, em que nos transformamos num ‘bicho do mato’ chamam-se TPM!!!!!!!! Steaming madSteaming madSteaming mad

Por sorte estes dias duram pouco e como toda Fênix, sacudimos a poeira e voltamos a vida! Enquanto isso, melhor manter distancia…ou pelo menos trazer um chocolate! rsrsrs Smile