Em tempo...

Me parece que a maior crise da atualidade é a escassez de tempo! O tempo está minguando... Mas onde foi parar afinal? Está escondido no trânsito? Na má organização pessoal? Ou disfarçando a preguiça? Seja como for, eu também sofro deste mal - agravado pelos multiplos papéis que desempenho - tenho visto os anos passarem sem que o desejado 'tempo' fique mais disponível! Este blog é um desafio pessoal, pretendo imprimi-lo para compartilhar com minha filha qdo esta crescer - espero q ela tenha mais habilidade que eu para gerenciar sua vida profissional, academica e as demandas dos meus netinhos :D


quarta-feira, 31 de março de 2010

Como obter 30 minutos diariamente para exercicios?

Lógico que nem todo mundo tem flexibilidade de horario como eu tenho para fazer a propria rotina de trabalho. Eu tenho que entregar os projetos e cumprir minhas metas, mas como trabalho com pessoas espalhadas pelo mundo todo, fica um pouco mais facil de organizar a minha propria agenda de trabalho. E isso logicamente impacta na minha vida pessoal, e na minha vida em casa! Eu tive que montar por exemplo um home office...eu tenho 2 conexoes de internet pra garantir, uma banda larga e uma 3G – tenho toda a estrutura duplicada para trabalhar la e cá. E funciona!

Recentemente eu fiz uma redistribuição dos espaços na minha casa – que nao é tao grande logo, precisa ser organizada com algum critério.

Nesta nova organizção, o terceiro quarto que é de onde trabalho qdo faço home office, ganhou uma esteira eletrica realmente peqna (kikos) e um sofa cama de solteiro (tok stok). Neste quarto entao eu trabalho parte do dia, e faço meus exercicios depois que minha filha dorme ou antes de ela acordar...

Comprei tb uma mini cama elastica, super pratico e nao ocupa espaço pois guardo em cima da esteira qdo nao estou utilizando. Com a esteira, a cama elatica, um colchonete que enrola e vira uma bolsa, dois pesinhos e 1 elastico para exercicios, minha academia estava de bom tamanho. Como eu tenho uma academia no meu predio mais estruturada para qdo tenho tempo sozinha (nao tenho como ir qdo a pqna dorme...afinal, se ela acordar e chorar neste tempo que estou la embaixo...como fica? Alem de ser abandono de incapaz...rs)

Ai emtao veio o segundo desafio...como garantir que mesmo sem minha personal trainer eu iria comprir um programa diario de exercicios? Como ser disciplinada aqui e nao deixar que outras coisas roubem este tempo?

Bom...fiz uma lista das coisas que gostaria de fazer qdo nao estou trabalhando ou com minha filha...e coisas que preciso tb. Assim –

Coisas que gosto de fazer
Opçao
Ler revistas e artigos na web
Todos os dias antes de dormir da pra fuçar os sites preferidos na web, postar no blog ou ler os artigos da semana.
Assistir filmes selecionados
Cadastro na http://www.blockbuster.com.br/ – vc seleciona os filmes, eles entregam em casa, vc assiste qdo der, entra no site e pede pra trocar por outros e por aí vai! Sem pressa! No meu caso, da pra assistir 1 filme por semana, domingo a noite – e pra testar os infantis antes de comprar ja que nem sempre ela gosta!
Tomar sol na piscina
Uma vez por semana eu tenho aulas do mestrado a tarde. Neste dia eu faço uma revisão da leitura das 10h00 as 11h00 na piscina e depois volto correndo!
Tomar banho de imersão
Tomo banho com minha filha, o que faz o banho diário ser mais rápido. Nos finais de semana no entanto, qdo ela vai dormir, eu tiro um tempinho pra fazer meu spa particular!
Ginástica
Montei minha mini-academia pra nao ter que depender das horas em que posso descer na do predio. Nos dias quentes em que da animo acordar cedo, eu faco os exerecios das 8h00 as 9h00 antes da minha filha acordar. Esfriou? Bom...ai só a noite, depois que ela dorme...das 22h00 as 23h00.
Dormir!
O segredo é nao me entregar as leituras noturnas sem limites...se eu deixar será 2h30 da manha e eu to lá, lendo...entao me coloco o limite para deitar no maximo 00:30


Coisas que preciso fazer
Opçao
Supermercado para o dia a dia
Compra online http://www.paodeacucar.com.br/ , 2 x por mes para quase tudo menos feira!
Feira
Compra online http://www.netfeira.com.br/ – excelente, entrega em casa, cobrar uma taxa pqna e é os produtos selecionados sao muito bons!
Comida light congelada
http://www.pratofrio.com.br/ muito pratico, entrega em casa, saborosa, vende produtos que permitem combinações com outros feito em casa.
Tingir pelos, tirar sobrancelhas
Sabados a tarde, na hora da soneca da lulu
Unhas
Hidratante nas cuticulas. Esmalte claro – no transito. Esmalte escuro – qdo retocar o cabelo com ajuda da manicure
Cabelereiro
Dias uteis, horario comercial – levando placa 3g e smartcard, da pra trabalhar quase 100% do tempo gasto no cabelereiro!

Ok...parece simples mas NAO É!

Alem de exigir disciplina, nao da pra evitar contratempos e ainda temos que lutar com a preguiça...mas eu tento! TENTO MUITO ;)

bjss

terça-feira, 30 de março de 2010

O tempo da tristeza

Vivemos em tempos de fluoxetina...que evolução!!!!

Ainda que o homem tenha inventado algumas drogas que possam diminuir os danos da tristeza, ele ainda nao conseguiu uma formula precisa para evitar os motivos que nos levam a ela. Ainda estamos engatinhando em entender e domar nossas expectativas e anseios, em conviver socialmente numa harmonia, em respeitar o próximo de forma incontestável – entre outras coisas. Aquela formula tao sabiamente reduzida a ´amar ao proximo como a si mesmo´ - ou fazer aos outros o que se gostaria que fizessem para nós mesmos – me parece a solução para todos os males e ao mesmo tempo, tao dificil de ser praticada!


Qdo nos deparamos com as diversas formas de tristeza no cotidiano – não estou me referindo a grandes tragédias aqui - mas sim aquela tristeza que nos afeta com frequencia pq a vida nao é perfeita! – nos damos conta de que vivemos num mundo de emocoes efemeras. Gracas a Deus, ou a tristeza tb duraria eternamente.

A tristeza da perda de um emprego
A tristeza da nao conquista de um premio
A tristeza da nao aprovacao em um exame
A tristeza da oportunidade perdida
A tristeza de uma briga amorosa
A tristeza da separação
A tristeza do insucesso
A tristeza da solidão
A tristeza do afastamento
A tristeza da briga com um amigo ou familiar
A tristeza da ausência
A tristeza das mudanças indesejadas
Enfim...sao tantas, até a tristeza da perda de alguem que se ama, o luto – que deve normalmente superar todas as outras.

Para cada tristeza e para cada pessoa, um grau de luto, um tempo de superacao, uma estrategia de sobrevivencia. A gente acha que vai morrer qdo termina um namoro aos 17 anos no auge da paixao...mas sobrevive, pois é esta a grande meta do ser humano. A gente acha que vai morrer tantas vezes ao longo da vida, que nao irá se recuperar nunca mais, que nao irá tentar novamente, que nao irá! E no final de algum tempo, remontando nossos cacos, com cola mais grossa e resistente, nos levantamos prontos para a proxima batalha – e para o destino incerto dos momentos de felicidade ou tristeza. 

A verdade é que somos seres que vivem por ambivalencia. Se nao sentissimos a tristeza, como conheceriamos o que é a alegria? E a paz de nao estar nem tanto lá nem tanto cá – estar ok – em paz...sem grandes emocoes J

Bom, aos 36 anos de idade vc já teve que colar seus cacos diversas vezes ao longo da vida, e ja aprendeu tb que pra toda dor que nao seja a da morte – há um caminho de superação razoavelmente rápido. Tem que se trocar da faixa A para a B e esperar aquele momento em que a musica diminui o volume e faz sua pausa...mas depois de um tempo, uma nova melodia se inicia. O mundo continua a rodar e a vida continua a nos cobrar atitudes – e a tristeza? Bem...ela nos atrasa...ela nos desmotiva e nos paralisa.  

No mundo em que eu vivo nao há muito tempo livre pra tristeza...ela vai me roubar a hora da ginastica, do cabelereiro, das refeições, das leituras e das comédias. Ela vai roubar as poucas horas que tenho para uso proprio se me entregar a ela, pois nao me motivará a fazer nada das coisas que gosto ou faço apenas para mim. As vezes respeito-a. Deixo-a ficar...mas só um pouco, só o suficiente para que meu coração ganhe folego...nao ofereço cafezinho nem faço sala. Eu atendo a tristeza em pé na porta...e o tanto qto mais desconfortavel isso possa ser, maior a minha vontade de manda-la embora pra procurar uma posição mais confortável.

E hoje é este dia – meus pés já estao um pouco cansados de ficar em pé ao lado dela...mas talvez eu permita que ela fique um pouco mais, por mais uns poucos dias...afinal, ao longo destes anos me tornei muito mais resistente e até o cansaço total demora um pouco mais para chegar! Entao o segredinho é - não deixe ela sentar...se acomodar...ou ela pode ficar por muito mais tempo que o desejado...

quinta-feira, 25 de março de 2010

O tempo do sono

Quantas horas de sono por noite vc tem?

Durante muito tempo esta pergunta me angustiou...Desde o nascimento da minha filhota pra falar a verdade as minhas noites de sono foram pro brejo...e com elas aparecem as primeiras ruguinhas, os cabelos brancos, as dores nas costas!!

Antigamente mesmo que eu virasse a noite na balada, qdo chegava o dia seguinte podia dormir o dia todo...agora se eu ficar acordada ou dormindo, uma vozinha doce vai me chamar logo cedo dizendo 'mamae, abre os olhos!!! abre mamae, eu ja acordei!' - e aí acabou a paz :)

Qdo chegam os finais de semana em que muitas vezes eu me recuso a fazer algumas atividades sociais, as pessoas me olham torto. Mas veja bem - a minha pqna dorme das 13h00 ate as 15h30, 16h00...e neste tempo eu posso dar uma boooooooooooa cochilada! Bem, antes eu me sentia um pouco mal por dizer 'nao vou' - 'pq quero dormir a tarde'... agora tenho me esforçado pra me sentir 'normal' de forma que este 'nao' nao atrapalhe meu soninho heheheh

E so pra embasar ainda mais meu merecido soninho da tarde aos finais de semana, ainda tem uma infinidade de materias que ressaltam os beneficios do soninho após o almoço! Quer ler uma? Veja aqui!

E assim será durante mais alguns meses, até que a filhota desista de dormir a tarde (coisa que dizem acontecer por volta dos 3 anos de idade...veremos!)

Enfim - hj e quinta feira e nao tenho direito a sonecas, entao vamos encarar o transito! bjinhossssss...

quarta-feira, 17 de março de 2010

A organização dos desorganizados


Muito bem…

Este post é um tipo de redenção. Finalmente de uns tempos pra cá resolvi parar de perder tempo e me aceitar como sou – em tudo nao é? Enfim, lemos nos editoriais de moda que devemos explorar nosso biotipo...nos de saude que devemos respeitar nosso relogio biológico...e onde é que se diz que devo aceitar meu tipo empirico de trabalhar? 

Em lugar algum...aliás, a grande praga é que parece que todos lutam pra terem o ‘biotiopo organizacional’ perfeito...eu pelo menos passei grande parte da minha vida (e ainda passo, confesso) tentando, tentando mesmo, me frustrando e me lamentando por nao ser tao organizada como gostaria de ser.

Há alguns anos eu trabalhei com uma pessoa que batizei de ‘sonho de consumo profissional’ – ela era analisa de marketing e eu gerente de mkt online...ela conseguia se deitar em cima da tarefa por horas, focar, concentrar e horas ou dias depois levantar e entregar o trabalho...começo, meio e fim! Ai que coisa linda! Que sensaçao de trabalho realizado este tipo de pessoa deve ter nao é? Bem, eu nao sei...minha vida toda me vi como agora...

Enquanto meu computador esta em sua propria velocidade abrindo tabelas ou carregando sites, eu estou aqui abrindo novas janelas e graças a dois computadores e tres monitores, faço varias coisas ao mesmo tempo.

Agora mesmo tenho uma tabela dinamica carregando, um pdf para imprimir, tres emails em reply prontos pra serem escritos (que ficam abertos pra eu nao esquecer de responder...enquanto aguardo algum pedaco do quebra cabeça chegar de outro canto), um relatorio no publisher aguardando dois dados pra ser fechado, meu msn messenger (em status busy), meu communicator (em status busy tb), o snipping tool aberto com uma imagem que acabei de usar, media player tocando mpb no headset que mantenho na cabeca pq entro e saio de conference calls toda hora... e mais dois sites – sendo um de um treinamento que desejo fazer e outro de um lugar maravilhoso que desejo viajar...

Ah sim, certamente nao vou enviar este post agora...devo parar e voltar varias vezes, a medida que as outras coisas vao acontecendo ou retornando as tarefas que fazia e elimiando-as. E junto a tudo isso tenho ainda minhas notinhas virtuais no desktop pra nao esquecer coisas que vou me lembrando de fazer ou ideias novas para elaborar depois...e o papel, o velho e bom papel (mas que dia apos dia eu substituo melhor pelo OneNote). Mas enfim, esta forma de trabalhar gera uma frustracao danada...gerava! Pois decidi me aceitar no meu multiple-puzzle-solver-way-of-work.

E vou lá fuçar na net se existe algo falando sobre isso J




domingo, 14 de março de 2010

O que é conforto?

 Estive pensando a respeito, conforto é um conceito bastante relativo, que depende a experiencia de vida e das bases de comparaçao. É óbvio que o aspecto social importa aqui – mas nao vou discuti-lo neste post por que sua complexidade iria exigir mais que algumas linhas. E nem é o meu objetivo neste momento abordar o conforto (ou melhor, a falta de) no ambito social neste blog em específico – ainda que este assunto mereça mais atenção que as minhas escritas superficiais.

Eu só me peguei hj revendo alguns conceitos que tinha sobre o assunto – e revendo minhas expectativas tb. Acho que se pegar meu mapa astral hj, certamente encontraria um periodo onde libra tem algum aspecto importante no meio do céu e na casa que rege o lar, a familia – e o eu interior tb.

A verdade é que já faz alguns meses que comecei esta ‘reestruturaçao’ se assim posso chamar – que tem vindo as vezes de dentro pra fora, as vezes de fora pra dentro ...entao este blog pra que eu possa me concentrar em ter tempo pra mim, pra que eu possa me atentar a forma como organizo minha vida...e no aspecto exterior, minha reforma no guarda roupa para uma rotina mais pratica e ‘confortável’ – onde as coisas possam ser utilizadas de forma mais objetiva e ao mesmo tempo – trazendo satisfaçao.

Agora me vi fuçando oportunidades de arrumaçao e melhoria no meu lar. Periodicamente fiz ajustes aqui... o ultimo deles foi qdo a minha filhotinha começou a andar. Eu tive que reorganizar a estrutura fisica de forma a tornar a casa mais ampla e segura pra uma ‘cambaleantezinha’. Tb tive que pintar as paredes de cores mais apropriadas pra maozinhas sujas e canetas desavisadas rssss... Agora ela ja corre e pula pra lá e pra cá e o espaço aqui – ainda que seja todo dela – nao é o único que ela tem. Tem a escolinha de nataçao, de artes, a brinquedoteca, a casa da avó, os hoteis pra onde viajamos, etc. Enfim – o confinamento diminui, e eu nao pretendo por isso repaginar a casa toda novamente...mas queria sim fazer alguns pequenos ajustes.

Sempre quis ter uma banheira de hidromassagem...mas infelizmente num apartamento de tres dormitórios tipo padrão nao dá pra exigir um banheiro muito espaçoso – entao ainda que meu box seja bem confortável até, esta longe de caber uma jacuzzi. Eu tentei pesquisar aquelas duchas em pé, tipo spa vertical, mas na boa...eu queria mesmo é sentar e ler uma revista...

Ai temos as fases da filhota...ela tomava banho na tummy tub do nascimento até os 7, 8 meses (sim...o BALDE caríssimo!), depois passou a tomar banho na banheira de chao, enquanto eu tomava o meu banho (meia-boca) no chuveiro ao lado da banheirinha. E assim ficamos por longo tempo. Ai encontrei a tal da banh-air, uma banheira inflavel que prometia se ajustar ao box. O projeto é interessante, mas na pratica foi meio desastrosa. Se nao encaixar perfeitamente no ralo vc inunda o banheiro (inundei). Se nao encher a banheira de agua suficiente ela nao toma ‘corpo’ e fica meio torta...muito cheia ficava perigosa pra minha filha, mesmo comigo junto...E ainda, o ‘chao’ dela escorregava. Pra minha empregada limpar o banheiro (chao embaixo) era outro sufoco...tb nao era simple limpar a banheira pq juntava sujeira nos cantos (sim, sujeira mesmo, pq criança vem cheia de tinta, de moon sand, de areia...de tudo que é porcaria pro banho!).

Enfim...aposentei a banh air depois de pouco tempo de uso, tá lá dobrada embaixo da pia, a pobre! No verao do ano que vem acho que será uma piscinina para as meninas brincarem na casa da vovó (que alias, vale a mençao em um capitulo a parte, sob o titulo – “nao cabe no seu ape? Manda pra casa da vovó!” E pra lá vai o pula-pula, o tico-tico, o carrinho, etc etc etc J)

Bem tudo isso pra dizer que eu insisti tanto que encontrei um mini (de verdade) ofuro de fibra, com hidromassagem e que cabe dentro de um box de 1.00 x 0.75!

Tudo bem, nao vai dar pra me esbaldar como na jacuzzi spa...mas veja bem, tem um degrauzinho dentro bem conveniente (tipo banquinho), que ajuda na hora de lavar a criança!!! Pode ser usada enchendo de agua por ela mesmo ou pelo chuveiro! Nao dá trabalho pra esvaziar. Pode encher apenas 40 cm de altura, o que é bem seguro pra uma criança, principalmente se ela faz nataçao 3 x por semana J E é bonito!

Preço da brincadeira...bom o ofuro nao é tao caro sem hidromassagem – 2000,00. Com a hidro vai pra 2.800...mas ja que vou ter que desembolsar, que seja com hidro. Instalacao, mais 350...acabamento em madeira (pq vao sobrar alguns centimentos ja que ele mede 0,90 por 0,70) mais uns 500 reais em madeira. Tudo pode ser parcelado em 4 x. Curti muito a idéia...e resolvi investir! Vou mandar fazer pra suite.

A outra mudança que ainda nao orcei, mas acho que valerá a pena  é fechar a sacada com vidro – abrindo eu pego o mesmo ventinho que vem hj (alias, hj é uma ventania!) e fechado posso fazer um jardim de inverno. Como ja tenho uma plantinha lá e os passarinhos gostam de beber agua ali – pensei em apenas colocar uma espreguiçadeira ou 2 cadeira e 1 mesinha puff , ou ainda duas cadeiras de balanço das que sao suspensas....vou tirar um vaso pra garantir espaço para as brincadeiras que sujam muito rsss e pra manter o verdinho, vou pedir pra fazerem uma trepadeira na lateral que toma mais sol. Enfim, nas noites de friozinho dá pra ficar lá fora tomando um cházinho e vendo as luzes da cidade...e nas de calor, da pra ficar la fora sem medo de barata voadora rsss

Eu tinha minhas restriçoes com relaçao a isso mas a minha vizinha fez e ficou tao lindo, com vidros transparentes e grossos (ainda que eu tenha que manter a rede de segurança), eu acho que vai ser legal fazer.

E pq tudo isso? Pq isso significa trazer um pouco mais de conforto e qualidade de vida pra minha rotina. Eu acho que a cada 6 meses eu tinha que me presentear com um pouco mais de qualidade de vida de impacto J - entao diria que este é o meu investimento deste semestre. No final do ano, o investimento deverá ser em viagens...mas um passo de cada vez!

Vou ganhar tempo com isso? Bem, de inicio vou perder um pouco...procurando e organizando as mudanças. Vou ganhar conforto? Acredito que muito. E qdo temos uma percepçao de viver confortavelmente, temos uma percepçao de bem estar, e sentir-se bem faz a gente querer fazer outras coisas boas como comer bem, manter exercicios em dia, ler coisas interessantes, conversar com pessoas interessantes, fazer outras pessoas se sentirem bem – enfim, é uma roda onde a nossa felicidade se estende em felicidade aos que estao ao nosso redor (no nosso umwelt como gosta de dizer meu prof de epistemologia hehe), e que na minha opiniao significa pras pessoas de bom coraçao – em querer que o mundo a volta seja melhor, é nos fazer cidadãos e pessoas melhores.

Ah-tá! Entao alguem pode me explicar pq os monges dormiam em camas de pedra e viviam sem aquecedores? SEI-LÁ! Se o martirio do corpo fizesse alguem melhor, o mundo a margem do minimo necessario que infelizmente passa necessidades das mais básicas, seria repleto de santos e sábios...

Entendi..vai ver que o martirio deve ser voluntário e nao compulsório...bem, ainda acho que há coisas mais efetivas a serem feitas pra se chegar perto de Deus, e talvez dar um aumentinho pra sua empregada, doar as roupas para as filhas da babá, ou uma colomba de pascoa com um sorriso pro porteiro podem deixa-Lo mais próximo a nós. Entao se é assim a minha lógica, o meu conforto, o meu bem estar, a minha busca pessoal pela qualidade de vida é uma ponte pra chegar mais perto Dele tb!

Viajei longe né?



bjsssssss

terça-feira, 9 de março de 2010

As pequenas decisoes do dia a dia

Bem…depois de ler dois textos do mestrado (um foi de fácil digestao, o outro do tipo que abala nossa auto-estima sob o questionamento de ‘sera que sou uma anta ou ta mesmo dificil de entender isso???), resolvi tirar uns minutos pra falar de um assunto menos complexo e que exige bem menos da nossa capacidade de abstraçao (e talvez um pouco mais de logistica J). Vamos lá!

O que consome mais tempo – arrumar o guarda roupa ou escolher que roupa colocar? Bem...eu havia chegado na segunda resposta...o que significava que estava na hora de entender como isso era possivel...e como melhorar isso, lógico.

Estes dias dei uma limpada geral no meu guarda roupa – nao tinha objetivo de tirar esqueletos do armario e sim doar algumas roupas para que as novas peças pudessem ser acomodadas alí. Em meio aos espirros e a arrumaçao percebi que tinha muitas peças novas que estavam ali fazia meses sem que eu as tivesse usado. Nao foi pq nao me serviam ou pq a temperatura nao condizia com a peça, mas simplesmente pq nao gostava o suficiente da roupa.

Isso quer dizer que e muito provavel que a regra dos 20x80 sirva tb para o nosso guarda roupa. Ou seja, 80% das peças sao usadas 20% das vezes em que nos vestimos e 20% delas, sao usadas nas outras 80% das situações.
Talvez pq algumas peças sejam mais práticas que outras, talvez pq estejam mais ‘a mão’ pois guardamos sempre na parte de cima da gaveta as peças que foram lavadas recentemente....seja lá pq razão, eu comecei a pensar que sendo assim...eu deveria tentar identificar algum padrão lógico que me pertimisse ter uma melhor utilização dos meus recursos (em geral, pois as peças que comprei e nao usei foram um disperdício de recurso, ainda que eu agora as esteja doando a alguem).

Desta forma tracei o seguinte plano –

Identificar com realismo o Estilo de Vida atual e adaptar o guarda roupa, por exemplo – trabalho remoto parte do tempo, nao faço reuniões externas, carrego minha filhinha comigo nos finais de semana e uma mala de rodinhas com lap top durante a semana...estou em forma mas nao tenho mais o mesmo peso de quando tinha 20 anos.

Calçados - nao posso mais usar saltos altissimos pois posso ter que carregar minha pacotinha no colo, e o risco de um tombo com ela nos braços por causa do sapato é inaceitável, logo, SAEM: os sapatos de salto muito alto que estao embolorando embaixo do armário.. Ficam – sandalias, botas e sapatos de saltos mais baixos ou grossos. Ah claro, aquela sandalia linda que é utilizada somente em casamentos com vestidos de festa FICA...num saquinho especial para ser usada em ocasiões especiais…Comprar sapatos tipo boneca ajudam a fazer bonito em qq estaçao. Comprei um vermelho (do tipo sapatinho de rubi da Dorothy J) e agora vou em busca de um branco estiloso. E como andar descalça de tao confortável.

Dia-a-dia – percebi que nos ultimos dois anos tenho dado preferencia pra coisas confortáveis que possam ser usadas no trabalho e no fim de semana, que me permitam abaixar mil vezes pra pegar coisas no chao, carregar varias coisas ao mesmo tempo, etc. Isso significa que acabei usando muito menos as roupas mais bonitas que tenho no guarda roupa e usei as camisetas basicas até furarem ou ficarem cheia de bolinhas...qual a soluçao entao? Investir em peças de alta qualidade (leia-se: muitas vezes mais caras) para uso diário incluindo um pacote de basicos: calças jeans, calças de sarja, camisetas de cores básicas e acessórios (caros tb), poucos mas marcantes – colares coloridos, echarpes, bolsas e oculos. Estes acessórios dao toque no monotomo porem confortavel básico...e podem ainda incluir sapatos coloridos como mencionei acima.

Acessórios – pra detalhar um pouco isso...parei de comprar mil coisas lindas...nao uso! Entao basta ter algumas coisas lindas diferentes pra usar separadamente. Brincos? Uso os mesmos faz meses, um par de ouro de menininha com brilhantes. Tenho varias joias e no final mal lembro de colocar o relogio. Um toque legal é manter uma fitinha de nosso senhor do bonfim colorida amarrada...pelo menos dá uma corzinha J As minhas bolsas pqnas agora sao apenas para festas. Viva a moda da maxi-bolsa! Cabe tudo! Desde o modem 3G até o bolinho do ursinho Pooh J

Praia – este ano ja passei por uma experiencia a mais neste quesito. Finalmente ja posso usufruir do sol, a minha filhinha já fica sozinha na piscina de crianças boa parte do tempo. Mesmo assim se pude me libertar do maiô constante (experimente ficar com uma criança pqna no colo de biquini pra ver em quanto tempo ela arranca a parte de cima rsss), ainda tenho que tomar precauçoes. As peças do biquini devem ser mais resistentes nos fechos, evitando acidentes – as calças tb, pq tem que agachar toda hora entao e bom lembrar disso rsss. Nao da pra ficar meia hora fazendo lindas amarracoes pra depois pegar o pacote pqno da piscina, entao um vestido ou camisao que vista pro cima esta otimo. Bone, chapeu, tanto faz...desde que seja facil de por e tirar. Nos pés, algo que nao escorregue nem vire...entao nada de tiras e afins, um chinelo mesmo, de enfiar o pé, é mais garantido.

Parece simples? Realmente é! Na verdade qto mais básico, mais simples e mais rápido de se organizar e fácil de se coordenar as peças. O toque de graça fica por conta dos acessórios e a grande sacada é manter o conforto nos pés e na cintura (odeio roupas apertadas!).

Dá sim pra ser elegante e minimizar o cansaço garantindo que estamos confortaveis em nossas medidas – seja no tamanho do salto, na largura da cintura, na altura da barra, no fecho do sutien. Vale lembrar de um detalhe importante – sempre vejo gente usando roupas apertaderrimas com tudo ‘dividido’ nas laterais (fugindo da pressao das peças). O efeito é justamente o contrario. Se quer parecer mais magra, experimente comprar uma peça mais ‘folgadinha’....atualmente as confecçoes sao tao loucas que eu uso peças entre 40 e 44...sapatos entre 35 e 37!

Enfim, a variaçao pode ser hormonal sim, mas na maioria das vezes ela esta relacionada com diferenças na modelagem. Se o ideal pra mim é 42 mas o 42 esta ‘em ciminha’ é bom comprar um 44 e mandar ajustar...fica bem mais confortável, garante eventuais alteraçoes de peso ao longo do mês e certamente parece mais elegante que se expremer numa peça de número menor...quer ficar feliz com a consciencia? Corte aqueles objetos de tortura (fisica e psicologica) de todas as suas peças – as etiquetas! J J J

ABAIXO A DITADURA DAS ETIQUETAS!!!!!

segunda-feira, 8 de março de 2010

A mulher no tempo, e o tempo da mulher!

Nada mais preciso que o texto abaixo (enviado por uma pessoa muito querida neste Dia da Mulher) – concordo tanto com esta jornalista que há tempos minha meta é ter tempo...para fazer tudo...ou para fazer nada J Confiram tb outros textos inspiradores dela aqui! Bjs   
  
    Eu não sirvo deme ofereço como piloto de testes. exemplo para nada, mas, se você quer saber se isso é possível
Sou a Miss Imperfeita, muito prazer. A imperfeita que faz tudo o que precisa fazer, como boa profissional, mãe, filha e mulher que também sou: trabalho todos os dias, ganho minha grana, vou ao supermercado,  decido o cardápio das refeições, cuido dos filhos, marido (se tiver), telefono sempre para minha mãe, procuro minhas amigas, namoro, viajo, vou ao cinema, pago minhas contas, respondo a toneladas de e mails, faço revisões no dentista, mamografia, caminho meia hora diariamente, compro flores para casa, providencio os consertos domésticos e ainda faço as unhas e depilação!
     E, entre uma coisa e outra, leio livros.
     Portanto, sou ocupada, mas não uma workholic.
     Por mais disciplinada e responsável que eu seja, aprendi duas coisinhas que operam milagres.
     Primeiro: a dizer NÃO.
     Segundo: a não sentir um pingo de culpa por dizer NÃO. Culpa por nada, aliás.
     Existe a Coca Zero, o Fome Zero, o Recruta Zero. Pois inclua na sua lista a Culpa Zero.
     Quando você nasceu, nenhum profeta adentrou a sala da maternidade e lhe apontou o dedo dizendo que a partir daquele momento você seria modelo para os outros.
     Seu pai e sua mãe, acredite, não tiveram essa expectativa: tudo o que desejaram é que você não chorasse muito durante as madrugadas e mamasse direitinho.
     Você não é Nossa Senhora.
     Você é, humildemente, uma mulher.
     E, se não aprender a delegar, a priorizar e a se divertir, bye-bye vida interessante. Porque vida interessante não é ter a agenda lotada, não é ser sempre politicamente correta, não é topar qualquer projeto por dinheiro, não é atender a todos e criar para si a falsa impressão de ser indispensável.
     É ter tempo.
     Tempo para fazer nada.
     Tempo para fazer tudo.
     Tempo para dançar sozinha na sala.
     Tempo para bisbilhotar uma loja de discos.
     Tempo para sumir dois dias com seu amor.
     Três dias.
     Cinco dias!
     Tempo para uma massagem.
     Tempo para ver a novela.
     Tempo para receber aquela sua amiga que é consultora de produtos de beleza.
     Tempo para fazer um trabalho voluntário.
     Tempo para procurar um abajur novo para seu quarto.
     Tempo para conhecer outras pessoas..
     Voltar a estudar.
     Para engravidar.
     Tempo para escrever um livro que você nem sabe se um dia será editado.
     Tempo, principalmente, para descobrir que você pode ser perfeitamente organizada e profissional sem deixar de existir.
     Porque nossa existência não é contabilizada por um relógio de ponto ou pela quantidade de memorandos virtuais que atolam nossa caixa postal.
     Existir, a que será que se destina?
     Destina-se a ter o tempo a favor, e não contra.
     A mulher moderna anda muito antiga. Acredita que, se não for super, se não for mega, se não for uma executiva ISO 9000, não será bem avaliada. Está tentando provar não-sei-o-quê para não-sei-quem.
     Precisa respeitar o mosaico de si mesma, privilegiar cada pedacinho de si.
     Se o trabalho é um pedação de sua vida, ótimo!
     Nada é mais elegante, charmoso e inteligente do que ser independente.
     Mulher que se sustenta fica muito mais sexy e muito mais livre para ir e vir. Desde que lembre de separar alguns bons momentos da semana para usufruir essa independência, senão é escravidão, a mesma que nos mantinha trancafiadas em casa, espiando a vida pela janela.
     Desacelerar tem um custo. Talvez seja preciso esquecer a bolsa Prada, o hotel decorado pelo Philippe Starck e o batom da M.A.C.
     Mas, se você precisa vender a alma ao diabo para ter tudo isso, francamente, está precisando rever seus valores.
     
E descobrir que uma bolsa de palha, uma pousadinha rústica à beira-mar e o rosto lavado (ok, esqueça o rosto lavado) podem ser prazeres cinco estrelas e nos dar uma nova perspectiva sobre o que é, afinal, uma vida interessante' 

     (Martha Medeiros - Jornalista e escritora)

As metas, as datas, as mulheres

Esta semana que passou foi realmente a semana do caos…

Foram tantas solicitaçoes de última hora com revisões para ‘ontem’ e emails gritando no subject coisas do tipo ‘please READ’, ‘ACTION REQUIRED’ e outras sutilezas que realmente nao consegui cumprir minha meta de ‘post’ neste blog. Sim, a meta é minha comigo mesmo...e como poderia ser diferente? E talvez por isso mesmo é que se torna tao frustrante. Nos ‘auto-decepcionar’ mostra que nos colocamos numa prioridade provavelmente muito baixa rssss


Mas deixando os ‘dramas’ de lado, ainda dá pra comemorar um pouco...minha ‘mini-prioridade’ é sem duvida a prioridade que mais ocupa espaço em minha vida – e certamente a que mais me dá gosto – teve um fim de semana agitado! Minha sobrinha comemorou seu primeiro aninho, entao a gatuchinha pode ir a festinha da priminha com direito a dormir na casa dos avós...isso me deu uma manha de domingo de sono e preguiça como já fazia algum tempo eu nao tinha!!! E antes de busca-la pude tomar um solzinho (que ainda era timido de manha...) na piscina do prédio. Entre mortos e feridos estou com as unhas feitas, sobrancelhas em ordem, leitura do mestrado quase em dia e compras da semana já feitas! Quero mais que isso pra um domingo a noite? Nem.... J

E pra finalizar o bye bye weekend e welcome Monday morning...quero compartilhar com todas as mulheres o meu orgulho de ser mulher e ter uma filhinha...e espero que este sentimento de orgulho torne cada uma das próximas geraçoes de mulheres ainda mais forte, mais humana, mais sensivel, mais generosa, mais batalhadora, mais realizadora! Acredito que é a doçura que existe mesmo por tras da mais sofrida das mulheres que permite que este mundo torne-se habitável, torne-se compartilhavel. E é um mundo deste pra melhor que desejamos deixar para nossas filhas, netas e tantas ‘etas’ que virão.


Parabéns a todas nós pelo dia internacional da mulher!

Bjinhos!