Em tempo...

Me parece que a maior crise da atualidade é a escassez de tempo! O tempo está minguando... Mas onde foi parar afinal? Está escondido no trânsito? Na má organização pessoal? Ou disfarçando a preguiça? Seja como for, eu também sofro deste mal - agravado pelos multiplos papéis que desempenho - tenho visto os anos passarem sem que o desejado 'tempo' fique mais disponível! Este blog é um desafio pessoal, pretendo imprimi-lo para compartilhar com minha filha qdo esta crescer - espero q ela tenha mais habilidade que eu para gerenciar sua vida profissional, academica e as demandas dos meus netinhos :D


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Definindo tempo - na teoria ou na prática?


Tudo bem que todos nós sabemos bem o que é o tempo  - e principalmente a falta de :) - mas achei interessante postar aqui um tópico sobre o assunto.

Esta semana numa das minha aulas do mestrado, falamos sobre o assunto de forma ´filosófica´ (sim, muitos consideram perda de tempo rs), e acho curioso como o ser humano ja dedicou tanto tempo a temas subjetivos e de aplicacao pouco prática. Veja que nao estou falando do tempo nos conceitos totalmente praticos da física, mas daquela divagacao que requer sim algum ócio para se contextualizar.

Isso significa que pra ´pensar´ seja o que for, é preciso tempo também! Caso contrário passamos o dia apertando os botões (ou teclas) sem raciocinar o que se faz ou poderia fazer (melhor).

Eu acho que estas aulas tem um efeito muito impactante neste ponto - nos convidam e desafiam a pensar perspectivas que provavelmente nunca pararíamos para pensar na rotina frenética. Qual o beneficio? bem muitas vezes me peguei pensando sobre "e pra que tudo isso?" dentro das minhas imersões academicas...já me vi várias vezes analisando se meu tempo estava sendo bem investido atendendo aulas de professores meio malucos (e brilhantes!) que abordavam temas que nao traziam nada de aplicavel a minha realidade, nao aliviavam em nada a minha carga de trabalho ou acrescentavam diferenciais competitivos.

Pois bem - neste exato momento da minha vida profissional, as aulas teoricas do mestrado realmente se distanciam de qq função prática ou útil imediata que eu possa enxergar. Neste momento! Pq de longo prazo meu objetivo seria sim poder me juntar ao time dos pensantes e partilhar conhecimento com outras pessoas.

Pra quem está no mercado de trabalho como eu, e nao tem dedicacao exclusiva a produção da pesquisa nem atua na carreira academica, o mundo real e o mundo teorico parecem adquirir distancias ainda maiores. Mas sao momentos deliciosos...onde posso me desligar por algumas horas do imediatismo da minha cota produtiva para deixar meu cerebro fazer exercícios diferentes...é como pegar alguem que pratica aeróbica e corrida todo dia e deixar ela fazer um pouco de alongamento e yoga...que delícia!

Pra quem nao está afim de investir ($$ e tempo!) em extensão, especialização, mestrado, doutorado ou qq outra coisa do tipo - eu recomendaria pelo menos que se arrumasse tempo pra fazer estes exercicios diferenciados. Em vez de ler as noticias do dia hoje, ler um pouco sobre as divagações de filósofos e pensadores.

Que ver algumas sugestões?

Você pode começar com um resuminho da Wikipedia - eu achei bem útil pra me guiar nos mil e um autores citados nas minhas aulas. Veja aqui! Está bem organizado numa linha de tempo que inclui as correntes filosóficas e tópicos.

Ou se quiser ser um pouco mais específico na leitura, pode pular direto pra um texto interessante e polêmico (em inglês) de John McTaggart  - chamado Unreality of Time . Ele propõe que a nossa percepção de tempo é uma ilusão...parece uma viagem mas da pra seguir o raciocínio dele ao longo do texto!
Enfim, nos próximos meses vou me deparar com uma série de pensadores e filosófos até que junte embasamento teórico suficiente para redigir minha tese. Promote listar o que for mais instigante e prometa uma boa hora de 'alongamento mental'  :)

Enquanto isso vamos correr, ja que nossa definição 'prática' de tempo nao tem nada de ilusória! :)

bjs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também esteve pensando sobre isso?