Em tempo...

Me parece que a maior crise da atualidade é a escassez de tempo! O tempo está minguando... Mas onde foi parar afinal? Está escondido no trânsito? Na má organização pessoal? Ou disfarçando a preguiça? Seja como for, eu também sofro deste mal - agravado pelos multiplos papéis que desempenho - tenho visto os anos passarem sem que o desejado 'tempo' fique mais disponível! Este blog é um desafio pessoal, pretendo imprimi-lo para compartilhar com minha filha qdo esta crescer - espero q ela tenha mais habilidade que eu para gerenciar sua vida profissional, academica e as demandas dos meus netinhos :D


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Tempo pra viajar pelo mundo...

Descobri hj que o proximo encontro do meu time - que tem gente espalhada pelo mundo inteiro - sera novamente nos EUA...nao fiquei muito satisfeita...tirando o fato que poderei comprar alguns novos jogos pro Wii e outras tranqueiras Geeks, turismo em Seattle nao me parece nem um pouco atraente, principalmente qdo já se viu tudo que se queria ver por lá :)

No ultimo ano um dos lugares cogitados havia sido Dubai...por incrivel que pareça era um lugar que compensava os custos de deslocamento e hospedagem para reunir 32 pessoas. Enfim, o sonho durou pouco e acabamos no México rsss...que alias, foi uma experiencia acima das expectativas para todos os envolvidos!

Mas enfim, tudo isso pra dizer que até alguns anos atras (AF = Antes de Filhos) meus planos de viagem incluiam tantas coisas...alem de ter tido oportunidade conhecer os lugares mais bonitos no Brasil (mesmo chacoalhando durante horas em meios de transporte questionáveis - vide Jericoacora!), eu pretendia ir a outros lugares legais, como India, Egito, China...

Bem, neste momento DF de minha vida :) os planos mudaram um pouco para Disney e similares :) A europa nao é muito 'kids friendly' e neste aspecto sim os EUA se tornam um roteiro fácil para pqnos. De qq forma, daqui alguns anos pretendo retomar meus planos antigos...o mundo é grande demais pra eu ter passado apenas por 4% dele (11 países)...

Quer calcular qto vc ja explorou? Tente aqui e faça seu próprio mapa!





 
bjs!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Definindo tempo - na teoria ou na prática?


Tudo bem que todos nós sabemos bem o que é o tempo  - e principalmente a falta de :) - mas achei interessante postar aqui um tópico sobre o assunto.

Esta semana numa das minha aulas do mestrado, falamos sobre o assunto de forma ´filosófica´ (sim, muitos consideram perda de tempo rs), e acho curioso como o ser humano ja dedicou tanto tempo a temas subjetivos e de aplicacao pouco prática. Veja que nao estou falando do tempo nos conceitos totalmente praticos da física, mas daquela divagacao que requer sim algum ócio para se contextualizar.

Isso significa que pra ´pensar´ seja o que for, é preciso tempo também! Caso contrário passamos o dia apertando os botões (ou teclas) sem raciocinar o que se faz ou poderia fazer (melhor).

Eu acho que estas aulas tem um efeito muito impactante neste ponto - nos convidam e desafiam a pensar perspectivas que provavelmente nunca pararíamos para pensar na rotina frenética. Qual o beneficio? bem muitas vezes me peguei pensando sobre "e pra que tudo isso?" dentro das minhas imersões academicas...já me vi várias vezes analisando se meu tempo estava sendo bem investido atendendo aulas de professores meio malucos (e brilhantes!) que abordavam temas que nao traziam nada de aplicavel a minha realidade, nao aliviavam em nada a minha carga de trabalho ou acrescentavam diferenciais competitivos.

Pois bem - neste exato momento da minha vida profissional, as aulas teoricas do mestrado realmente se distanciam de qq função prática ou útil imediata que eu possa enxergar. Neste momento! Pq de longo prazo meu objetivo seria sim poder me juntar ao time dos pensantes e partilhar conhecimento com outras pessoas.

Pra quem está no mercado de trabalho como eu, e nao tem dedicacao exclusiva a produção da pesquisa nem atua na carreira academica, o mundo real e o mundo teorico parecem adquirir distancias ainda maiores. Mas sao momentos deliciosos...onde posso me desligar por algumas horas do imediatismo da minha cota produtiva para deixar meu cerebro fazer exercícios diferentes...é como pegar alguem que pratica aeróbica e corrida todo dia e deixar ela fazer um pouco de alongamento e yoga...que delícia!

Pra quem nao está afim de investir ($$ e tempo!) em extensão, especialização, mestrado, doutorado ou qq outra coisa do tipo - eu recomendaria pelo menos que se arrumasse tempo pra fazer estes exercicios diferenciados. Em vez de ler as noticias do dia hoje, ler um pouco sobre as divagações de filósofos e pensadores.

Que ver algumas sugestões?

Você pode começar com um resuminho da Wikipedia - eu achei bem útil pra me guiar nos mil e um autores citados nas minhas aulas. Veja aqui! Está bem organizado numa linha de tempo que inclui as correntes filosóficas e tópicos.

Ou se quiser ser um pouco mais específico na leitura, pode pular direto pra um texto interessante e polêmico (em inglês) de John McTaggart  - chamado Unreality of Time . Ele propõe que a nossa percepção de tempo é uma ilusão...parece uma viagem mas da pra seguir o raciocínio dele ao longo do texto!
Enfim, nos próximos meses vou me deparar com uma série de pensadores e filosófos até que junte embasamento teórico suficiente para redigir minha tese. Promote listar o que for mais instigante e prometa uma boa hora de 'alongamento mental'  :)

Enquanto isso vamos correr, ja que nossa definição 'prática' de tempo nao tem nada de ilusória! :)

bjs!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Já foi mais um fim de semana!

e a grande perda de tempo da noite é assistir o Diario de Bridget Jones novamente rssss...a parte boa é aproveitar o tempo para importar todos os CDs que esta há meses esperando uma chance pra biblioteca do iTunes.

Apesar da Bridget inspirar pena e fazer com que a maioria das mulheres se sinta mais inteligente e elegante - os filmes de amor, ou comédias românticas - quase sempre, sao todas perda de tempo pura e completa. Deliciosa perda de tempo em muitos momentos - não exigem racícinio para acompanhar (dá pra entender o filme todo ouvindo música e fazendo palavra cruzadas ao mesmo tempo :) - porém, tornam-se uma dupla perda de tempo qdo infelizmente trazem aquele contraste incomodo pra vida real!!! Ah qtos filmes romanticos devem ser responsáveis pelas expectativas irreais que trazemos pros relacionamentos reais (e bem pouco romanticos humpf!) e as longas discussões sobre a relação rsss

E o tempo bem investido deste final de semana? Ah, assistimos Quidam Cirque du Soleil e fomos ao Bourbon Street depois. Sobre o espetáculo: maravilhoso como era de se esperar - mas ainda gostei mais de Saltimbanco.  Minha mini-me ficou pra dormir na casa da avó, logo, pude aproveitar um pouco do sol da piscina sozinha (o que significa poder me bronzear um pouco em vez da constante função 'mamãe-olha-eu' rs) antes de buscar a pacotinha novamente.

Resumindo - apesar de não ter tido ânimo para me atirar nas 37 páginas do artigo que preciso ler antes da aula de terça feira, eu realmente aproveitei bem o tempo neste fim de semana, pude até pintar as unhas de cores escuras! (a-há! toda mulher sabe - pintar de cores escuras exige mais tempo pra limpar e pra manter, já o cintilante clarinho começa a descascar e ninguem percebe!)

Que a semana seja ótima - com bom tempo em sp, e tempo de sobra para o que nos importa! bjs

sábado, 20 de fevereiro de 2010

De pés pro alto...

…mas sempre sabendo onde pisa, com pés nem sempre no chão, mas sempre em passo correto. Um momento de descanso merecido e nada melhor que ficar de pernas pro ar, num instante de pausa plena, onde os pés podem finalmente se esquivar de sua jornada constante e gozar algum descanso durante nosso breves momentos de indecisão, até o próximo destino.

Usando o Outlook como aliado - de verdade!

Não posso deixar de mencionar uma ferramenta como esta, nao apenas por ser fã número 1, ou por trabalhar com ela, ou por fazer parte do 'behind scenes' do produto...

O Outlook é uma ferramenta subutilizada pela maioria das pessoa que eu conheço - e isso pq simplesmente ignoram seus recursos mais sofisticados. Obviamente que ele é mais útil para o uso corporativo, mas se vc tem várias contas de webmail ou agenda compromissos em papel de pão :) tb pode tirar proveito dos recursos do Outlook.

A versão mais recente é o Office 2007 - e o pacote disponível para compra mais em conta no mercado é o Home & Student por R$ 199,00 - que não inclui o Outlook. No entanto uma promoção do Office Standard 2007 por tempo limitado já pode ser vista em alguns sites, baixando o produto que inclui o Outlook para a faixa de R$ 750 a 800 reais. Pra quem como eu nao abre mão de ter um software original (ok -isso dá outra boa discussão - pra outro tópico!), vale a pena cada centavo.

Você pode tb experimentar a versão gratuita (por 60 dias, para avaliação) do software e depois compra-lo. E pra quem gosta de testar novidades, também já é possível baixar a versão beta do Office 2010 (em inglês somente). Na versão 2010 haverá um pacote chamado Home & Business que deve integrar os aplicativos hoje presentes no Home & Student e no Standard, como você lê aqui. Isso significa que esta versão vai incluir o Word, PowerPoint, Excel, OneNote e Outlook. O preço que será vendido no Brasil ainda não foi divulgado.

Em todos os casos, vale ficar atento aos cursos online gratuitos de Outlook disponíveis no site do Office. Eles levam em média 30 minutos mas dão dicas extremamente valiosas sobre como utilizar o Outlook a seu favor. São 30 minutos que se transformarão em muitos outros minutos livres se vc colocar em práticas dicas simples como a criação de regras, o destaque automático de mensagens que foram enviadas apenas para você, entre outras.

Aqui você pode conferir o curso 'Saia da Caixa de Entrada'. Liberte-se e boa sorte!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O bom uso do tempo

E pra terminar a semana...um vídeo muito emocionante, sobre as boas razões para se utilizar bem o tempo!

O que fazer nas horas de trânsito?

Imaginando lógicamente que você esteja dentro do carro...existem algumas coisas que me organizei para azer durante o tempo que fico no carro em trajetos de transito.

Por sorte eu moro perto do trabalho e tento me locomover fora dos horários de pico - mas mesmo assim as vezes pego transito até pra sair do estacionamento.


Como nao dá pra resolver isso simplesmente trocando o carro pela bicicleta (por uma questao de segurança...), eu resolvi investir em algumas alternativas, aqui vão as que deram muito certo pra mim:

- DVD automotivo

Excelente aquisiçao. Pensei e pesquisei muito, mas valeu cada centavo. Instalei um que tem uma tela muito pqna na frente e uma tela de 7" no teto. Assim já resolvo tb a questao do transito com crianças no carro...guardei os melhores filmes pra serem assistindo nos trajetos longos. Qdo estou sozinha, vejo o jornal (a tv pode ser assistida com sinal digital se vc instalar um receptor a parte, mas vale a pena - porém, só pega qdo estamos na cidade).

Importante - por uma questao de segurança tb, coloquei insulfime um pouco mais escuro no meu carro.

- Kit para fazer a unha
Sim, parece bobagem mas nao é! em 30 minutos de engata e desengata a primeira é possível tirar o esmalte antigo, lixar as unhas e até mesmo (com ajuda de um creminho de mão) começar a tirar as cutículas. Em dois dias de transito vc já está com as mãos feitas :)

- Pinça de sobrancelha

O espelhinho do carro pode ser bem útil nesta hora. Lógicamente este tipo de coisa exige atençao, entao é um pelinho aqui e outro ali, enquanto o carro nao anda. Se o local for meio 'sombrio' melhor focar a atençao apenas ao que acontecer ao redor do carro e nunca, nunca, nunca, parar na faixa da esquerda ou direita - tente sempre parar na do meio!

- O transito é absurdo mesmo? alagou tudo e tem que desligar o carro e esperar? Se vc nao corre risco de assalto novamente, vale a pena usar as plaquinhas e mini-modens 3G, sacar o laptop e pronto - o mundo esta aberto a sua frente na internet.

- Lanchinho saudável

O que pode ficar no carro sem ficar 'xoxo'? Agua, sendo trocada com frequencia, nas garrafas tipo squeeze, ficam fresquinhas por mais tempo. Como nao suporto mais barrinhas de cereais, meus kits de sobrevivencia sao compostos por toddynhos e grissinis. Deixo sempre um 'lixinho' extra dentro do carro pra guardar toda a tranqueirada que sobra depois da sessão 'confinamento'

Sobrevivencia básica - ar condicionado, trava elétrica, seguro com guincho 24h, gps, celular carregado, alcool em gel, lenço de papel.

Uma opiniao muito particular minha depois de tentarem me assaltar algumas vezes, é que nao dá pra ter carros que chamem muita atençao e ficar dentro deles parada no transito. Ou o carro é tudo de bom e BLINDADO ou entao melhor um carro confortável mas com alguns arranhoes a kilometros de estrada. Qto menos chamar a atençao melhor!

Enfim, eu ja ia me esquecendo deste mundo selvagem nas ruas lá fora. Hj é meu último dia de férias (depois de alguns merecidos dias de sol em Paúba!) e segunda feira voltarei a encarar meus sagrados minutos de penitência rodoviária.

Desejo a todos ótimo 'último' fim de semana de 'folia'...
o horário de verão terminará e o ano vai engrenar no ritmo normal. A boa noticia é que desta vez ganhamos 1 hora :) Excelente jeito de ganhar um tempinho extra nao é?


bjs!

obs - nem sempre as palavras estarão acentuadas, estou tentando me adaptar a nova regra ortográfica :)

É tempo de revisão

Escrever sempre nos faz 'rever' a história que contamos. A apresentação logo deixa de ser apenas para o outro, mas passa a ser também para nós mesmos - como nos vemos, como nos descrevemos.

O tempo passa e a forma como nos auto-descrevemos certamente muda de acordo com a 'ênfase' dada a determinadas áreas de vida em cada momento.

Neste momento da minha vida tão diversificado em atividades e interesses, eu certamente teria muitas palavras para descrever-me. Acredito que a primeira deva ser e será por muito tempo, aquela que reflete onde julgo desempenhar meu papel mais relevante - logo eu diria: Mãe.

Em seguida viriam entao no mesmo nível de igualdade os outro diversos papéis que desempenhamos - mulher, profissional, estudante - e os tantos outros papéis dentro das diversas comunidades em que participamos - família, amigos, sociedade, etc.

Resolvi abordar a questao da falta de tempo nao como um canal de 'desabafo', mas ao contrário, como um canal de 'construção'. Eu acredito que o tempo esta se escondendo nas inumeras atividades que enfiamos em nossa rotina (ou que se enfiam em nossa rotina), e buscar formas de rentabilizar o tempo de forma a conseguir tempo livre vira quase uma obsessão.

Quero como todas as outras mulheres ter tempo livre pra curtir o crescimento da minha filhota, ter tempo pra fazer as unhas, tingir o cabelo, pra tirar a sobrancelha, pra comprar roupas, pra ler um livro ou mesmo uma revista fútil...aliás, quero ter tempo pra alguma ociosidade SEM CULPA.

Vou reunir minhas táticas aqui e espero que compartilhando estes pensamentos, eu consiga reforçar minha ações, reinventar de forma criativa outras saídas e aceitar que sim - o tempo mudou - o mundo mudou - e nossa forma de ver a rotina não pode ser resmungona ou saudosista...esta é a vida de milhares de mulheres que vivem nas grandes cidades administrando multiplas tarefas atualmente, fazendo diariamente o milagre da multiplicação das horas...e esta vida pode sim, ser feliz! :)