Descompasso
s.m. Falta de compasso, de medida.
Falta de acordo, de regularidade.
Falta de acordo, de regularidade.
Não é azar - eu não acredito em azar. Acredito em sincronias, em estar pronto pras oportunidades e também em desencontros, as situações que não controlamos e que tem seu próprio (e as vezes descompassado) tempo...
Vc coloca uma calça branca e cai uma pé d’água
Vc vai pra praia e faz frio todos os dias
Vc paga a fatura internacional do cartão e o dólar cai no dia seguinte
Vc tem uma festa imperdível e acorda com conjuntivite
Vc esta atrasadíssima qdo a mãe de uma amiga liga pra contar as novidades
Vc chega em casa apertada para fazer xixi e descobre q acabou a luz no prédio...
Há ainda os descompassos profissionais...onde tudo parece uma infeliz coincidência.
Vc descobre q esta grávida no dia em q abrem ‘aquela’ vaga fora do país
Vc sai da empresa pq odeia o seu chefe e ele é demitido 2 dias depois
Vc falta na festa da empresa e seu nome é chamado para receber um premio
Vc pede demissão e a empresa abre um PDV na semana seguinte
E os descompassos afetivos? Que vao bem além de vc dançar pra direta e ele se mover pra esquerda...
Vc se apaixona por ele e ele pela sua melhor amiga
Vc quer casar e ele quer namorar
Vc quer ter 4 filhos e ele quer ter um peixinho
Vc faz planos de férias no caribe e ele compra passagens pra patagônia
Vc esta de dieta e ele pede uma pizza quatro queijos
Vc coloca uma lingerie nova e ele dorme em frente a tv
Vc gosta de vinho e ele..de água!
Em muitas destas situações lidamos com o incontrolável...o ‘acaso’. Em outras lidamos com o ‘incontrolável’ tb...o ‘ser humano’.
Do dia em q nascemos passamos por tantas situações de descompasso q aos poucos nos acostumamos com a falta de sincronia entre nossos desejos e o dos outros – eu quero brincar, mamãe quer q eu coma... – e aos poucos vamos nos dando conta de q não podemos controlar o q o outro quer ou sente – mas podemos controlar de q forma permitimos q isso nos atinja. Posso espernear por horas ou comer rapidinho pra voltar a brincar logo. E embora existam momentos de descompasso na vida como um todo, os q envolvem pessoas em momentos diferentes são especialmente ruins...parece piada do destino mas na verdade os autores da comédia somos nós mesmos. As vezes estamos na plateia assistindo (e como rir de algo q nos incomoda...?).
Hj eu to sentada na plateia. Não to achando a menor graça. Ao contrário...to achando bem trágico este momento de desencontro. Se houvesse um relógio q pudesse sincronizar os sentimentos das pessoas como programamos as reuniões ou atividades compartilhadas, eu provavelmente não conheceria tao bem o significado neste momento quase patético da palavra ‘descompasso’. Descompasso do destino? Não...descompasso das pessoas. Como se de repente tudo aquilo vc gostaria de ter ouvido de outra pessoa fosse dito a vc – mas num momento totalmente fora de época. Depois de meses organizando sua vida e seus sentimentos, as palavras fora do seu tempo correto parecem não fazer mais nenhum sentido – e se não fosse por enxergar q somos nós mesmos q fazemos nosso destino, eu iria achar q esta é mais uma pegadinha de péssimo gosto da vida.
Eu queria estar feliz agora...mas não estou. Torço para que o tempo passe e desta forma, leve embora esta frustração (embora certamente dê lugar a outras...quem vive sem frustrações?) - no final, este é apenas mais um descompasso entre o q eu quero e o q a vida traz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você também esteve pensando sobre isso?