Bem, lendo post q eu havia escrito para o blog-tentativa do UOL, q estou deletando hj - descobri q em 22 de JULHO de 2009 a minha vida parecia beeeeeeem mais complicada q hj, um ano e pouquinho depois! E quem diria???
Nao, nao resolvi magicamente todas as coisas q me incomodavam, e sim...muitas das preocupaçoes e obrigaçoes persistem...mas...muitas coisas mudaram para melhor. Prova disso é q mesmo com algum sacrificio, consigo ler meus livros (ainda q obrigatórios rsss) e fazer meu mestrado. Minha filhota já saiu da fralda faz tempo, dorme praticamente a noite toda...e sim, algumas decisões pessoais podem ter sido muito doloridas, mas também impactaram numa melhor qualidade de vida hj! E para isso é preciso coragem para passar pela crise...como uma forma de atravessar a tempestade para só entao começar a reconstruir o abrigo.
Eu ainda nao tenho o tempo q gostaria de ter, ainda luto com minha balança de culpa x obrigações - ainda tenho q multiplicar o tempo - mas aprendi a organizar minhas prioridades e aceitar minhas limitaçoes, entao diria q todas estas lutas hj tem cores beeeeem mais suaves - e certamente serão cada vez mais suaves a medida q o tempo passe!
Fiquei feliz em ler - fico feliz em postar aqui este retrato de 1 ano atras - por ver o qto esta 'aceitação' se refletiu em menos ansiedade, em mais maturidade - a evolução depois desta crise. Me sinto hj SIM uma verdadeira MULHER MARAVILHA (meia boca...hehehehe), dentro de todas as minhas limitações e possibilidades :)
______________________________________
Texto postado no meu antigo Blog do UOL dia 22/07/2009 as 16h24
Mulher maravilha? Não, obrigada!
Outro dia me peguei pensando sobre a quantidade de senhas que temos que decorar...banco, telefone, email, cartoes de credito...multiplica tudo por isso por pelo menos 4 e adiciona os diversos outros serviços que usamos uma vez na vida outra na morte mas que exigem cadastro e senhas...fácil fácil a gente tem que decorar por volta de 20 a 30 senhas diferentes para viver na sociedade moderna utilizando-se dos recursos tecnológicos disponíveis. Diante disso tudo, nao é de se surpreender que de vez em quando de um branco total...e nem me admira que minha pobre avózinha de 74 anos tenha que anotar no papelzinho as duas ou tres senhas que tem que usar periodicamente...
Também me vi tentando organizar uma lista mental das diversas coisas que eu tenho que gerenciar pessoalmente e as outras diversas que eu 'gostaria muito' de gerenciar...mas que por falta de tempo deixo de lado. O trabalho: as reunioes, os projetos, as tarefas, as conference calls, as planilhas, as revisoes...enfim, aquela imensidade de tarefas que consome as horas do dia sem que nos darmos conta direito. A vida da filhotinha: compra da fralda, de roupinhas, datas das vacinas, programas pra fazer nos finais de semana, remedinhos, brinquedos educativos, historinhas e musiquinhas (cada vez mais exigidas :), o trabalho doméstico - ah sim, nao colocamos a mao na massa mas temos que organizar as tarefas da babá, da empregada, decidir o que se come durante a semana, o que se compra, que dia se cozinha, que dia se lava, qdo se manda o tapete pra lavar, qdo se troca a roupa de cama, qdo se chama o tintureiro ou o encanador, etc...esta trabalheira danada é chatérrima e ninguem percebe. Todo mundo gosta de chegar numa casa bonitinha e arrumada...mas niguem percebe que alguem teve que comprar os moveis, chamar o pintor, escolher a decoraçao que seja segura pra criança, mandar arrumar o aspirador de pó, comprar um purificador de água...concertar o aquecedor a gas...etc. Ainda tem os cursos online...as aulas de espanhol, retorcar a raiz do cabelo qdo nao existe mais como disfarçar...comprar roupas novas, doar roupas velhas, passar cremes no rosto pelo menos..., tirar a sobrancelha ainda que seja no transito, ir a medicos, pagar contas e salarios, responder emails pessoais..........................................COMO EU QUERO TER TEMPO PRA LER UM LIVRO OU ASSISTIR UM FILME?
Eu tenho tentado há muito lidar com a minha culpa por nao conseguir fazer tudo...me sinto incompetente. Ganho premios no trabalho e acho que nao tenho dado o melhor de mim...passo o máximo de horas que posso com minha filhinha (graças a flexibilidade de horário que tenho!) e mesmo assim me sinto culpada por ter que delegar parte das responsabilidades relacionadas a coisa mais importante da minha vida...para outra pessoa! Nao conto com a ajuda do meu marido/companheiro para praticamente nada...mas isso é assunto pra outro post. Qdo ele nao me traz mais problemas já me sinto razoavelmente confortável.
Eu penso que a minha falta de tempo é falta de organização...por isso tentei listar todas as coisas que faço e que gostaria de fazer, para entender onde é que eu estou perdendo tempo ou sendo menos produtiva (escrever pra este blog nao conta, já que trata-se de uma atividade terapeutica neste momento, fortunately i type very fast!) :)
Qdo terminei esta lista eu percebi que ficaram de fora algumas coisas que eu 'fazia' mas nao consigo fazer com regularidade...
Há algum tempo consegui tirar do meu caminho coisas que me faziam perder tempo...cortei o cabelo de forma prática e parei de fazer luzes, cortei as unhas e passei a adotar as bases clarinhas, nao tiro mais cuticulas, apenas passo creme (que fica no carro) pra que elas fiquem menos visiveis...suspendi a personal trainer durante todo o inverno pra poder ficar com a minha filhotinha mais tempo de manha e passei a controlar mais o que como neste periodo...comprei coisas de uso regular em duplicidade pra que pudessem estar disponiveis em mais que um local de forma que eu pudesse entao aproveita-las onde estiver...mas nada disso me fez ganhar muito mais tempo, apenas me fez ter uma aparencia menos comprometedora...
Onde vou conseguir tempo pra meditar? e pra dormir o que nao durmo a noite qdo minha filha chora me chamando, tosse, vomita ou tem um pesadelo? como passar os cremes no corpo 2 x ao dia como recomendam as bulas? e como me comprometer com um mestrado ou mba mesmo que a empresa me pague????
Fico cansada qdo penso em tudo isso...acredito que nao seja a única mulher a lutar com as diversas tarefas e papéis, a se sentir culpada, a ter dúvidas sobre prioridades, a ter dificuldade em exigir que o companheiro participe ativamente ou ao menos enxergue o que é feito e valorize...este é um desabafo contra a quantidade de coisas absurdas que temos que administrar na fragilidade de nossa estrutura e nossa 'menor quantidade de neuronios' :D
Eu quero um tempo pra mim! vou continuar lutando com minhas planilhas Excel e calendários do Outlook como se fossem eles os responsáveis por nao me deixar encaixar tudo que desejo fazer nas 24h do dia...até lá continuarei minhas busca incessante pela pílula da produvidade, o milagre da multiplicaçao das horas e o elixir da auto-aceitação e anti-culpa.
Ahhhhnnnn....por favor, alguém sabe dizer pra quem eu devolvo a fantasia vistosa da mulher maravilha? Ela está um pouco desconfortável...resolvi que quero ser usar apenas o algodãozinho da mae da chapeuzinho vermelho...
bjinhos a todos!

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você também esteve pensando sobre isso?