Em tempo...

Me parece que a maior crise da atualidade é a escassez de tempo! O tempo está minguando... Mas onde foi parar afinal? Está escondido no trânsito? Na má organização pessoal? Ou disfarçando a preguiça? Seja como for, eu também sofro deste mal - agravado pelos multiplos papéis que desempenho - tenho visto os anos passarem sem que o desejado 'tempo' fique mais disponível! Este blog é um desafio pessoal, pretendo imprimi-lo para compartilhar com minha filha qdo esta crescer - espero q ela tenha mais habilidade que eu para gerenciar sua vida profissional, academica e as demandas dos meus netinhos :D


domingo, 25 de abril de 2010

Tempo de diversão!?

Pois é...não é que férias sempre caem bem? mesmo qdo engordam, qdo abalam o orçamento, qdo 'desrregram' nossa vida...FÉRIAS É TUDO DE BOM!

Nos últimos dias fiz um passeio gostoso com minha família, e como desta vez tinha bastante gente pra dar atenção a minha peqna, pude fazer algumas massagens, descansar um pouco mais e...voltei sem a típica dor nas costas que me ataca sempre que viajo com ela :)

Estou reorganizando minha vida, e em breve volto aqui para compartilhar pensamentos em tempo :)

segunda-feira, 5 de abril de 2010

O importantíssimo tempo de NAMORAR


Outro dia lia um artigo numa revista sobre a ‘matemática do amor’...trata-se da teoria desenvolvida pelo Dr. John Gottman, vc pode ler mais sobre ele e sua experiencia trabalhando com casais durante anos aqui. O que realmente eu quero destacar sobre esta matéria foi uma frase muito interessante:

‘O amor é realmente cego, mas o namoro pode ser um bom par de óculos...’

Uma metafora que nao poderia ser mais precisa, nao é mesmo?

Fiquei pensando nas diversas coisas que a gente descobre qdo se esta namorando...e que vai nos incomodar depois (muito ou pouco!)...coisas que se testadas diminiuriam muitas decepçoes J  Como já tive várias em minhas valiosas experiencias, seja namorando, seja casada...acho que alem de ter me tornado irracionalmente mais exigente, ainda me encontro em condiçoes até de montar um cartao de pontos rssss Quer ver alguns exemplos que, segundo minha humilde opiniao, deveriam ser mandatórios como testes no período do namoro?

Como ele pede a conta ao garçom?

Me desculpe...mas pra mim isso nao é bobagem...um homem que chama o garçom como se estivesse sempre em um boteco, que nao sabe agradecer ou pedir por favor já mostra que nao compartilha com a minha forma de tratar as pessoas...

Qto ele bebe qdo vcs saem juntos?

Beber socialmente é um termo interessante...e muito subjetivo! Eu ja me cansei de viver situacoes chatas com isso. Não conheco mulheres da minha idade que desejem uma companhia mais que ‘alegre’ nesta altura da vida, principalmente enquanto os filhos sao pequenos! E ainda tem mais...tem gente que qdo bebe um pouco a mais fica chorona, tem gente que fica chata, tem gente que fica ciumenta, tem gente que fica agressiva e por ai vai! É bom descobrir antes de se arriscar numa festa de ano novo em frente a familia com o dito cujo mostrando o lado ‘alegre’ dele beliscando o bumbum da sua tia crente!

Como se comporta na hora de dirigir se alguem o fecha ou faz alguma barbeiragem na frente dele?

Bem o que dizer? Eu ja tive muitas brigas por causa disso...temos que dirigir por nos mesmos e pelos outros, e temos que ter a cabeça fria por nos mesmos e pelos outros tb! O cara quer mostrar que nao leva desaforo pra casa e entra em racha, disputas, xingamentos...e sinceramente, nunca mais me sento ao lado dele no volante. Depois que minha filha nasceu entao...podem até bater no meu carro que respiro fundo e nao me estresso (o que já aconteceu tb!). Nao da pra regredir aos 18 anos de idade só pq no outro carro tem um bando de moleques provocando, na minha opiniao esta é uma excelente oportunidade de provar a tal ‘maturidade’...Deixa o cara passar...diminiu a velocidade, da risada...Enfim, faz um seguro e pronto!!! Relaxa! Já vivemos tempo demais no transito pra saber como nos comportar certo?

Como se refere as mulheres com quem convive? (amigas, irmas, etc?)

Que tal ouvir um comentario sobre a colega que é gostosa, ou a moça da tv que tem uma ‘bunda’, ou ainda piadas machistas? Bem, toda sorte de indelicadezas pode tomar corpo neste item...a forma como um homem se refere ‘as outras’ mulheres mostra como ele ve a especie mulher...inferiores, objetos, etc...bom prestar atençao!

Como trata a própria mae?

Ai é a prova 'master que completa a pergunta acima...a mae é tratada com respeito? Com carinho? Com mimos? Ele a convida pra almoçar fora, leva presentinhos qdo visita? Ou ele chega na casa da pobre se esticando no sofa e perguntando o que tem pra comer como se fosse obrigaçao dela fazer as coisas para ele? Bem...eu acho que alguem que nao se toca que é muito chato mandar a mae pra cozinha todo fim de semana, natal, dia das maes, etc...nao consegue enxergar as necessidades de uma das figuras femininas mais importantes da vida dele...que tal?

Tem o nome limpo e contas em dia?

Mesmo que vc diga que nunca vai se enfiar em dividas por conta de um homem...é bom saber como ele lida com o dinheiro dele, afinal, no alto da paixao estes ‘detalhes’ ficam pqnos...e mas o rombo no futuro poderá ser tao maior qto for o ‘amor’ – a ponto de se tornar maior que o ‘amor’ e até acabar com ele...altos e baixos todo mundo tem...mas vale entender como a pessoa é responsavel com relaçao as finanças pessoais. 

Como ele se comporta qdo uma criança ou mendigo vem pedir ajuda?

Isso é muito pessoal...muita gente discordaria de mim. Uma coisa é manter os vidros fechados pq infelizmente nao sabemos se seremos abordados por uma pessoa com necessidades reais ou seremos assaltados...a outra coisa é ignorar por completo que tem uma pessoa tomando chuva com um bebe no colo pedindo ajuda do lado de fora do carro climatizado...eu nao sou a favor da esmola, mas nao sou a favor da cegueira. Deixo biscoitos no meu carro para qdo sou abordada por crianças...e ajudo as pessoas atraves de outras fontes mais confiaveis...mas enfim, pra mim interessa muito se a pessoa enxerga mais que o proprio umbigo, se contribui socialmente de coraçao com alguma obra assistencial ou se é do tipo que acha que o problema nao é dele – e toca pra concessionária comprar o ultimo modelo de ostentaçao social...

Ele ronca qdo dorme? MUITO?

Aha! Isso é até bonitinho no começo né? A gente encosta e pede pra virar e ainda ganha um abraço...depois de alguns meses da pra encarar um protetor de ouvido...mas depois de anos, a sua qualidade de sono vai pro saco, e com ela seu tesão, sua paciência e sua qualidade de vida como um todo! Homem que ronca tem direito a amar e pode ser certamente até o principe encantado...mas pra dar certo, tem que ajudar a resolver o problema...ir ao médico é um bom começo...ou tem dormir em quarto separado...casa separada...sei lá! O ponto e que é bom avaliar os decibéis do ronco antes de juntar os trapos.

Ele presta atençao no que vc fala, demonstra interesse real pelo seu mundo?

Nem precisa perguntar se ele ouviu...este é um problema meio cronico, td depende do que esta disputando atençao com o seu discurso sobre as duvidas discutidas na comunidade de maes da empresa ou ainda sobre o condominio dos sonhos que vc andou pesquisando na internet. Alias, se a disputa for com algo muito chato como futebol o negócio é tirar a roupa e parar em frente a tv (se vc estiver bem na foto)...se nao surtir resultado, nao queira saber o que aconteceria em 5 anos...

Os habitos e preferencias sexuais dele combinam com as suas?

O cara pode ser um tarado, pervertido, doente...mas se vc tb é, perfeito! Agora que é bom combinar logo de cara coisas do tipo ‘nao transo com outra mulher’ ou ‘bate mas nao deixa marca’ vai bem hehehehe! É verdade que as pessoas precisam de intimidade pra começar a colocar as asinhas de fora nesta area...e sair do trivial, o que alias começa a acontecer qdo o trivial ja ta mais do que experimentado...em casais recentes (e pior, timidos!) isso 'pode' levar tempo. Entao pra nao se chocar depois de 2 anos ao descobrir que ele é frequentador assiduo de casas de swing ou gosta de usar fio dental rosa nos feriados enquanto vc é do tipo mais 'básica' (ou vice-versa né? vai que você mesma choca o cara! 👅), melhor trazer o assunto a tona logo no inicio da relação...pode ser em tom meio de provocaçao, de brincadeira...vai lá, joga um verdinho...e se segura pra ver o que vem!

Vc se sente a vontade com os amigos e familia dele?

Aquele papo de a familia nao importa, os amigos sao dele...etc. é pura balela...Familia importa muito, amigos tb e principalmente – dependendo do pacote - as ex-mulher e os filhos! Se a relacao dele com todos é boa, fica mais facil...se é ruim, pra vc vai ser pior ainda! Mas e qto aquele churrasco no fim de semana...vc fica entediada enquanto todos assitem Faustao e ele le o jornal? Ou ainda...tem que conversar sobre receitas de bolo com as esposas dos amigos enquanto ele assiste absorto o playback do jogo de algum time de segunda divisao? Ahhh me desculpe...mas por um tempo a gente faz uns sacrificios, depois estas tardes e encontros se tornam insuportaveis e começam a virar motivo de brigas do tipo – nao quero ir – e vice-versa! Entao simples...se o amor é maior que a familia, vale o combinado de repente de que – temos afinidades NÓS DOIS – mas nao temos com as familias, entao cada um visita sua mae, tia, avó...e td bem. Libertação de obrigações sociais tb traz qualidade de vida! Agora é logico que se vc der a sorte de estar num ambiente onde as pessoas compartilham gosto pelas mesmas piadas e brincadeiras, tem interesses e níveis razoalvelmente semelhantes de interesses...esta nova familia que vem junto pode ser um presente!

Como ele se comporta com os filhos ou crianças?

Tem paciencia? Senta pra brincar? Pede pra ficarem quietos pra ver o jornal ou da atençao? Dá atençao demais ou de menos? E permissivo? Muito severo? Enfim...sao tantas as perguntas aqui...e tantas possibilidades de respostas, nao existem muitos certos e errados...assim como as formulas para se criar os filhos diferem entre os diferentes tipos de perfis de pais e maes...O que importa é que vc concorde (e de preferencia ate admire) a forma como ele administra isso...é como ele reagirá com os filhos dele, com os seus, e com os de vcs dois...! Alias, isso vale pra ex-esposa tb...mesmo que ela realmente seja uma pessoa merecedora de palavras desqualificantes – ele deveria se abster de falar mal da pessoa com quem dividiu a vida, e principalmente qdo da presença dos filhos.

O romantismo dele esta a altura do seu?

Tem coisa mais gostosa que receber flores no escritorio no meio de um dia extenuante de trabalho? E um presentinho inesperado? E um bilhete? E um pedido romantico de namoro, casamento, viagem, enfim...qq coisa que mostre que sua companhia é valiosa??? E descobrir uma musica que significa algo so pros dois? Um filme...um texto...enfim, tem tanta coisa pra exercitar o romantismo que com um pouco de boa vontade e criatividade da pra encantar a outra pessoa sempre...MAAAAAAAAAAASSSS...isso td vale pra mim que sou uma canceriana romantica (quase retardada) e como os signos de agua, emotiva e sonhadora. Já para algumas amigas flores lembram velorio e caras muito romanticos sao melosos...entao o que importa é descobrir se ele esta na medida da sua expectativa, ou se vc pode se contentar com a forma que ele tem de ver as datas comemorativas, os presentes e as palavras (do tipo que nunca fala eu te amo nem sob tortura, ou do tipo que repete todo dia pra vc nao esquecer?). It’s up to you, but pls, fique atenta aos detalhes aqui...em 10 anos, o que é ‘meloso’ pra algumas será ‘doce’ apenas...já e aquele tipo ‘frio’ estará totalmente ‘gelado’!

Enfim...é lógico que já vivi a parte ruim de algumas destas situaçoes e já vivi a parte boa tb em relacionamentos diferentes. E muito dificil achar alguem que seja bom em tudo...e as vezes a gente acha mas não está apto a enxergar. O que vale é criar o seu proprio ‘scorecard’ :) e ai sim...dar um tempinho pra avaliar o desempenho do ‘candidato’😆😆😆

Dizem os especilistas que a paixão (que é um evento de efeitos – devasatadores - biologicamente comprovado) dura cerca de 18 meses a 2 anos e pouco. Nao é muito tempo certo? Pois bem...já cheguei a pensar que era preciso esperar a paixão passar pra juntar as escovas com um olhar desembaçado...hoje penso que talvez seja justamente nesta fase que as pessoas estão melhor preparardas pra aprender a conviver com as diferenças e levar adiante a relação.

E enquanto nao inventam a receita ou matemática perfeita para encontros de pares perfeitamente compatíveis...vamos lá repensar a (e porque nao dizer...) divertida busca pela nossa agulhinha no palheiro rs

Bjs!